top of page

Vacinas em tempos de COVID-19 é tema de Webinar da APM


A ameaça de contágio por COVID-19 e a recomendação do isolamento social fizeram que com a população ficasse receosa de frequentar ambientes públicos, salas de vacina e unidades de saúde, deixando a imunização em segundo plano. Enquanto isso, pesquisadores e cientistas correm para desenvolver uma forma de proteger a população do Sars-CoV-2.

O Webinar da Associação Paulista de Medicina (APM), em 15 de julho, às 19h30, discute esses dois aspectos, essenciais para a defesa da saúde dos brasileiros. Moderada pelo próprio presidente da instituição, dr. José Luiz Gomes do Amaral, a reunião contará ainda com mais dois especialistas experientes no assunto.

Em 2020, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada por mais um mês, já que apenas parte do público-alvo havia comparecido aos centros de atendimento. O dr. Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), ressalta ainda que a imunização inadequada de crianças contra sarampo, coqueluche ou paralisa infantil, por exemplo, podem resultar no retorno ou descontrole dessas doenças.

“Passada a atual pandemia, corremos o risco de enfrentar consequências que poderiam ter sido evitadas. Vacinação é um serviço essencial e não deve ser postergado mesmo durante a quarentena”, pontua o pediatra e infectologista.

Já para falar sobre as vacinas contra a COVID-19, a convidada é a dra. Lily Yin Weckx, coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A especialista discorre sobre as diferentes plataformas e tecnologias de desenvolvimento de vacinas, entre elas, a desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a UNIFESP.

“A professora Lily trará mais informações sobre esse estudo para o qual o mundo volta suas atenções, torcendo para um bom resultado. A COVID-19 tem suas particularidades, mas compartilha pontos em comuns com outras doenças cuja prevenção se dá pelas vacinas. Na ânsia da imunização contra a COVID, a população não pode se esquecer das demais vacinas. Não podemos nos descuidar do restante”, finaliza o presidente, dr. José Luiz Gomes do Amaral.

Associação Paulista de Medicina (APM)

Data: 15 de julho

Horário: 19h30


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page