top of page

Isabela Garcia reforça seleção de madrinhas da campanha Mulher Coração


Estrela que brilhou na pele de Judith, de O Sétimo Guardião, a global Isabela Garcia acaba de se juntar a celebridades como Viviane Senna, Ana Maria Braga, Paula Lima, Malu Mader, Betty Faria e Maitê Proença, para alertar a sociedade sobre o aumento dos eventos cardíacos nas mulheres. O objetivo de todas elas é informar os brasileiros sobre as doenças cardiovasculares, entre elas o AVC, com destaque ao fato de serem atualmente primeira causa de mortes no mundo. Isabela inclusive já gravou um vídeo muito especial.

A campanha Mulher Coração é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), com o apoio institucional da Marjan Farma, laboratório 100% nacional, que encampa diversas ações de responsabilidade social.

Segundo o presidente da SBCM, professor Antonio Carlos Lopes, o apoio de uma atriz do status, prestígio e credibilidade de Isabela Garcia é essencial para dar mais visibilidade à campanha e também para mostrar para as mulheres que há um grande número de pessoas preocupadas com o problema e dispostas a trabalhar para a conscientização da relevância dos hábitos saudáveis.

AVC

Também conhecido por “derrame cerebral”, o AVC acontece quando há obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro, o que faz com que partes dele deixem de funcionar adequadamente. O professor Antônio Carlos Lopes diz que má formação vascular cerebral, processo inflamatório das artérias do cérebro, vasculite, embolia cerebral, aterosclerose cerebral e vasos cerebrais, hipertensão arterial e diabetes maltratadas são alguns dos motivos que levam precocemente a problemas nas artérias cerebrais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o Brasil apresenta a quarta taxa de mortalidade por AVC entre os países da América Latina e Caribe e que a cada 6 segundos uma pessoa morre por conta da doença que atinge um sexto da população global. Trata-se da terceira maior causa de óbito entre a população feminina.

A Associação Norte-Americana do Coração aponta que as mulheres, de todas as idades, correm mais riscos de sofrer um acidente vascular cerebral do que os homens porque são acometidas mais frequentemente por fatores de risco como enxaquecas, depressão, diabetes e arritmia cardíaca.

Ação permanente

Visando à conscientização sobre esse problema global e outros eventos cardiovasculares, a SBCM promove, desde 2016, a campanha permanente Mulher Coração, com a meta de mantê-la em circulação até que os indicadores, cada vez mais negativos, regridam.

Antônio Carlos Lopes faz um alerta para os cuidados preventivos para as doenças cardiovasculares, destacando que a visita ao médico deve ser regular para prevenir, e também para saber se há fatores de risco familiares:

“Após os 40 anos, as consultas devem ser periódicas. Além disso, o bom funcionamento do coração e do sistema vascular depende de hábitos saudáveis desde sempre, o que inclui alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e lazer. Esses hábitos auxiliam na saúde física e mental e na redução do risco de doenças cardíacas. Também melhoram a autoestima, amenizam os sintomas da depressão e da ansiedade, e fortalecem o organismo, ocasionando aumento da qualidade de vida”, pontua o o dr. Antônio Carlos Lopes.

Junte-se a nós. Mantenha seu coração saudável e cada vez mais feliz. Para saber mais acesse www.mulhercoracao.com.br.


89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page