top of page

XXIII Congresso Paulista de Ginecologia e Obstetrícia


O maior encontro científico de Ginecologia e Obstetrícia do País chega à sua 23ª edição: serão cursos, aulas, debates e fóruns para tratar dos temas mais recorrentes nos campos de atuação dos ginecologistas e obstetras, como aleitamento, infertilidade, aborto, assistência ao parto, endometriose, prematuridade, câncer de mama e medicina fetal.

Promovido pela SOGESP, acontecerá de 23 a 25 de agosto, no Transamerica Expo Center, na Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, em São Paulo (SP). Terá mais de 500 palestrantes de notável saber, entre médicos tocoginecologistas e professores das principais universidades brasileiras.

Para a coordenadora científica de obstetrícia do Congresso, Rosiane Mattar, assim como para o coordenador científico de ginecologia, Rogério Bonassi Machado, os destaques de 2018 ficarão por conta dos cursos práticos em redução de morte materna, assistência ao parto, laser e cirurgia de alta frequência, por exemplo.

“Vamos inovar com a possibilidade de exercitar em diversas áreas. Teremos um hands on sobre cirurgia por videolaparoscopia, além dos eventos pré-congresso”, comenta Machado.

A defesa profissional, uma das prioridades da atual Diretoria SOGESP, também merecerá destaque especial. Haverá fóruns e encontros sobre valorização coordenados por Maria Rita de Souza Mesquita, segunda vice-presidente.

Rosiane pontua que o Congresso é uma oportunidade de atualização geral sobre os novos conhecimentos da GO. Também permite a aproximação e confraternização com professores e colegas. “Não é só um evento acadêmico. Julgo que em medicina é importante para assistência, ensino e pesquisa essa chance de aprender e transmitir informação.”

“Todos os nossos palestrantes são experts. Com isso, é um espaço para a melhor reciclagem. Tem uma parte de formação, que são os cursos práticos, mas outras nas quais os participantes aprendem ou relembram conceitos e técnicas usadas no dia a dia profissional”, completa Machado.

No total serão 12 cursos pré-congresso, 24 debates informais, dois fóruns, um julgamento simulado e 18 sessões interativas.

A SOGESP oferecerá, ainda, três dias de cursos práticos gratuitos. Na obstetrícia, os temas serão vitalidade fetal intraparto, hemorragia puerperal, vácuo extrator e fórceps, AMIU e DIU pós-parto e distocia de ombro. Para a ginecologia, estão na grade a introdução à laparoscopia, os aspectos práticos da rotura perineal, o laser em patologia no trato genital inferior e a cirurgia de alta frequência (CAF).

Para os residentes haverá workshop em módulo especial com curso prático no sábado (25/8).

“O Congresso tem como objetivo trazer inovações, bem como reflexão sobre novas tecnologias em saúde da mulher. Como preocupação central estão questões práticas do exercício profissional, entre elas, a defesa profissional e os aspectos médicos legais. Haverá painéis sobre temas controversos que permitirão discussões essenciais e corriqueiras no dia a dia do ginecologista e obstetra”, frisa Manoel Girão, diretor científico da SOGESP.


41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page