top of page

EU VOU – Sergio Martuchi


O CONDEPE 2018 refletirá com fidelidade a prática da enfermagem em sua atenção máxima. Participarei do Congresso não apenas para adquirir novos conhecimentos como para contribuir nos debates sobre os desafios para gestão em atendimento pré-hospitalar. É um tema especialmente relevante diante das mudanças na prática assistencial exercida por enfermeiros, técnicos e auxiliares nesta especialidade.

O que estamos estruturando, com a proposta sobre enfermagem em práticas avançadas, é um plus, um diferencial nas práticas de atendimento pré-hospitalar. Trataremos de atribuições além do escopo tradicional de nosso campo de atuação, embasadas em uma formação direcionada ao desenvolvimento de competências essenciais. No CONDEPE, teremos discussões técnico-científicas, e ainda abordaremos o aspecto institucional necessário às ações salvadoras de vida, principalmente na ausência ou insuficiência do profissional médico.

Olhando a programação do Congresso constatamos que todas as áreas da enfermagem estão contempladas para que o profissional possa selecionar a palestra que melhor irá lhe trazer benefícios profissionais, atualizações e inovações.

Recomendo a todos que compareçam ao CONDEPE, pois será uma oportunidade rara de ter acesso às informações mais atualizadas, tanto do ponto de vista assistencial quanto legal para a prática do dia-a-dia.

Aliás, paralelamente à prática assistencial, o profissional de enfermagem está envolvido em muitas comissões de estudo sobre padronização de materiais, medicamentos e equipamentos; ou em colegiados para aquisição de insumos hospitalares. Portanto, é essencial que indústrias e instituições estabeleçam contato com enfermeiros, técnicos e auxiliares, sendo o CONDEPE 2018 uma ótima oportunidade para o diálogo.

Haverá muitas surpresas sob o ponto de vista da programação científica e da simulação de urgência e emergência. O CONDEPE será um grande diferencial na vida profissional de cada um.

Tenho a certeza de que influenciará na mudança para melhor: para todas as batalhas legais, assistenciais e do dia-a-dia que vivemos hoje na prática da enfermagem. Será um evento fundamental por estimular ao empreendedorismo, à quebra de paradigmas e à participação política para os avanços necessários.

Sergio Dias Martuchi, é Enfermeiro da Unidade de Suporte Avançado de Vida do GRAU - Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências - Secretaria de Estado da Saúde SP e Presidente do Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência – COBEEM.


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page