top of page

Curso na APM foca as perícias mais realizadas na varas de família


No dia 20 de outubro, às 19h, será realizado o curso de Psiquiatria Forense com Webtransmissão na Associação Paulista de Medicina, com foco em dois temas: “A perícia psiquiátrico-forense em direito de família – As perícias mais comuns nas varas de família”, e “A perícia psicológico-forense da criança e do adolescente – A síndrome da alienação parental”.

De acordo com Luiz Carlos Aiex Alves, psiquiatra e presidente do Comitê Científico de Psiquiatria Forense da APM, os dois temas tratam da atividade de profissionais de saúde mental no âmbito da Justiça, especificamente nas varas da família e envolvendo crianças e adolescentes.

A primeira aula, “A perícia psiquiátrico-forense em direito de família”, abordará as perícias mais frequentemente realizadas nas varas da família. O palestrante será Plinio Luiz Kouznetz Montagna, psiquiatra e psicanalista, com larga experiência nesse trabalho. A segunda, “A perícia psicológico-forense da criança e do adolescente”, tratará dos casos mais comuns envolvendo conflitos legais como a guarda de filhos, e contará com palestra da psicóloga Tamara Dias Brockhausen, cuja tese de doutorado é sobre o conceito de alienação parental.

“A psiquiatria forense é uma subespecialidade da psiquiatra e, em São Paulo e no Brasil, vem ganhando cada vez mais destaque e notoriedade, tanto no âmbito médico como no da opinião pública. O evento da Associação Paulista de Medicina, através do Comitê Científico de Psiquiatria Forense, é o primeiro curso regular dessa especialidade que se tem notícia. Nós já estamos na sexta edição. Mesmo a Associação Brasileira de Psiquiatria não tem um curso regular de psiquiatria forense como o da APM, embora todos os anos faça prova de títulos para conferir certificado dessa área de atuação”, aponta Luiz Aiex.

O curso é destinado aos médicos que se dedicam à elaboração de perícias, mais particularmente para os psiquiatras que atuam no campo da psiquiatria forense. “Também é aberto aos psicólogos, assistentes sociais e aos

advogados, uma vez que é muito importante o estabelecimento de um diálogo entre as diferentes áreas profissionais que atuam no campo do Direito”, complementa o presidente do Comitê Científico de Psiquiatria Forense da APM.

APM / Curso Psiquiatria Forense

Data: 20 de outubro

Horário: 19h30 às 22h

Local: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista – São Paulo, SP Informações: 3188-4304 / 4305


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page