top of page

Haber Bosch: O Processo Responsável por Alimentar Muita Gente Neste Planeta


Quando falamos em uma invenção responsável pela sobrevivência de cerca de 50% da população mundial, imaginamos obras de grande volume como geradores de energia, máquinas siderais ou novos tratamentos na área da saúde e medicamentos, entre outras. Poucos associam a qualidade de vida e a subsistência da humanidade à produtividade agrícola e ao fornecimento de alimentos saudáveis permitida pela descoberta do processo Haber Bosch.

O trabalho publicado em 1908 pelo químico alemão Fritz Haber descreve uma técnica para obtenção da amônia a partir do nitrogênio do ar atmosférico e do hidrogênio e de fatores como altas temperaturas e pressão. O documento permitiu que, poucos anos depois, seu conterrâneo, o engenheiro metalúrgico Carl Bosch, transformasse a possibilidade teórica em uma realidade prática que inaugurou uma nova fase na agricultura e na indústria. Pelas descobertas, ambos foram contemplados com o Prêmio Nobel de Química, Haber em 1918 e Bosch em 1931.

Para o agrônomo, diretor do International Plant Nutrition Institute no Brasil, e ex-coordenador técnico da Nutrientes Para Vida (NPV), Dr. Luís Ignácio Prochnow, as contribuições da síntese de amônia para a produção agrícola têm grande relevância e o processo pode ser considerado uma das mais importantes invenções do século 20. “A amônia é precursora dos fertilizantes nitrogenados, que são essenciais para a produção que nós temos no mundo hoje e, consequentemente, para alimentar a população e nutrir adequadamente seres humanos e animais. Estima-se que aproximadamente 45% da população mundial só estão aqui em função do desenvolvimento do processo Haber Bosch e da produção de amônia. Sem os fertilizantes nitrogenados, nós não teríamos condições de produzir a quantidade de alimentos necessária para alimentar a população que temos hoje no mundo, que está em torno de 7,3 bilhões de pessoas com tendência a chegar a 9 ou 10 bilhões por volta de 2050”, explica Prochnow.

Como todos os seres vivos, as plantas precisam de nutrientes para se desenvolver, se reproduzir e completar o seu ciclo de vida. O nitrogênio, um dos nutrientes de plantas mais utilizados no mundo, é o fator essencial para a produtividade e

lucro da atividade agrícola.

“Precisamos fornecer o nitrogênio e a planta precisa absorvê-lo. Tudo isso tem de ser feito dentro do conceito essencial de utilizar a fonte correta, na dose correta, no local correto e na época correta, que são os princípios 4C, para que realmente tenhamos eficácia nas questões agronômica e econômica e não ocorra problema ambiental. Trata-se, o nitrogênio, de um elemento essencial, participante de inúmeros processos da fisiologia e do metabolismo da planta e que nós temos, sem dúvida, que adicionar na maior parte dos solos para o benefício do agricultor, da agricultura e da nossa população”, conclui o especialista.


1.390 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page