top of page

Reunião Científica da APM discute relação HPV e câncer


No dia 29 de junho, quinta-feira, a Associação Paulista de Medicina (APM) junto ao Departamento de Citopatologia promovem uma Reunião Científica para tratar sobre o vírus HPV e sua correlação com os cânceres do colo de útero, vagina, vulva e ânus, tema que tem sido constantemente discutido e atualizado por sua grande importância.

A Dra. Suely Karaguelian Alperovitch, presidente do Comitê Cientifico de Citopatologia da APM, especialista em citopatologia geral pela AMB e em colposcopia e patologia do trato genital inferior trará novidades do 17°Congresso Mundial de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, que ocorreu de 4 a 7 de abril, em Orlando, Estados Unidos.

A APM será palco do evento, que recebe médicos ginecologistas, obstetras, cancerologistas, citopatologistas e colposcopistas. Também como palestrantes estarão presentes o Profº Dr. David Alperovitch (C.C. Citopatologia APM), que tratará de Anatomia, a Profª Dra. Elisabeth Leão (Hospital Beneficência Portuguesa), com o assunto HPV e o Câncer do Trato Genital Inferior: Epidemiologia, Carcinogênese e Prevenção Primária, e a Profª Dra. Helena Muller (Santa Casa- SP) que dará ênfase às Alterações Citológicas na Infecção do Vírus HPV.

“O papilomavírus humano (HPV) é um vírus de transmissão sexual que está disseminado pelo mundo. Na prevenção primária do vírus, é importante a educação sexual, orientando o uso do preservativo nas relações sexuais e a vacinação dos adolescentes, meninos e meninas na idade entre 11 e 13 anos. Esta vacina é oferecida na rede publica e nos postos de saúde, por iniciativa do Ministério da Saúde.”, ressalta a Dra. Suely Alperovitch.

Ela destaca a importância da orientação pelos ginecologistas a partir do inicio das atividades sexuais nas meninas que iniciam os exames de Papanicolaou e, se possível, colposcopia uma vez ao ano. “Os países do primeiro mundo, Estados Unidos, Europa, Canada, Austrália, Japão etc, têm essa orientação nas escolas em conjunto com os pais dos adolescentes, o que garante ótimos resultados. Os países em desenvolvimento, como o Brasil, precisam urgentemente iniciar este tipo de orientação aos jovens.”, acrescenta a especialista.

APM – Reunião Cientifica – Departamento de Citopatologia Data: 29 de junho Horário: Às 19h30 Local: APM – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista, São Paulo - SP Telefone: (11) 3188-4248 www.apm.org.br


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page