top of page

I Workshop Saúde Digital: segurança de dados


O médico hoje tem uma resistência enorme em compartilhar informações eletrônicas de seus pacientes com outros especialistas ou profissionais da Saúde. E com razão, afinal, ele detém dados sensíveis de seus respectivos pacientes. Dependendo de quem tem acesso a estas informações, pode fazer mau uso delas.

Entretanto, com as transformações tecnológicas cada vez mais evoluídas no mundo, contamos atualmente com softwares altamente seguros. Assim, as ferramentas avançadas protegem os documentos daqueles que não podem ter acesso.

Também temos a legislação brasileira que resguarda os direitos dos pacientes. O próprio Conselho Federal de Medicina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), possui uma resolução normativa (Resolução CFM 1821/2007) que certifica os softwares que adotam todos os requisitos necessários de segurança.

Ou seja, o País, amparado por normas, acompanha a tendência mundial de implementação de prontuários eletrônicos, de forma que haja uma facilidade de compartilhamento dos dados entre médicos, profissionais da Saúde, hospitais e laboratórios.

Nós da Associação Paulista de Medicina apoiamos esse modelo e queremos incentivar os médicos a utilizarem esse critério, com plena proteção. Como projeto piloto, a entidade é parceira na iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na adoção de uma plataforma digital que unifica os dados do paciente idoso, com nível de segurança similar a dos bancos.

Para tanto, com esse primeiro workshop, a entidade promove discussão sobre a segurança de compartilhamento de dados da saúde na rede. O evento conta com a presença de renomados especialistas na área de segurança da informação, atuantes em empresas de tecnologia e de consultoria, além de representantes do segmento de certificados digitais e advogados especializados no meio tecnológico.

Com as experiências e casos explanados, acreditamos que as principais lideranças médicas do Brasil possam sanar todas as dúvidas a respeito do tema. A partir daí, esperamos contar com uma aderência maior do médico nesses sistemas de informação, para que seus pacientes possam utilizar melhor os recursos de saúde disponíveis.

* Veja projeto revolucionário que a Associação Paulista de Medicina lançará para melhorar a assistência ao idoso ao termino desse e-mail

Programação

8h30 - Abertura - Dr. Florisval Meinão Presidente da Associação Paulista de Medicina 9h10 - Apresentação dos Projetos RES (Registro Eletrônico de Saúde ) e Idoso Bem Cuidado Palestrantes: Dr. Antonio Carlos Endrigo - Diretor de Tecnologia da Informação da Associação Paulista de Medicina Martha Oliveira – Diretora de Desenvolvimento Setorial da Associação Nacional de Saúde (ANS)

9h25 - Debate

9h30 – 10h25 - Painel - Hackers mais ativos, combate mais efetivo. Como vem evoluindo a área de segurança de dados do ponto de vista de fornecedores de grandes empresas? A importância da nuvem nesse cenário, como ela pode ser protegida? Quais as garantias que a indústria de segurança pode dar a seus usuários? É mais importante medidas preventivas ou ter soluções de respostas rápidas em caso de ataque? Ramsoware, o que representam?

Palestrantes: Cláudio Silotto - Engenheiro de Vendas Intel Security / McAfee Cristiano Lincoln - CEO Tempest Leando Augusto - Sócio KPMG Marcos de Oliveira - General Manager Blue Coat Rodrigo Suzuki - Head de Segurança da Informação e Continuidade de Negócios da promonLogicalis

10h20 - Debate

10h25 – 10h40 - Apresentação Case - Dados sensíveis, como protegê-los? A experiência de uma instituição financeira com a segurança de dados sensíveis.

Palestrante: Marcelo Câmara - Gerente de Inovação em Segurança do Bradesco

10h40 Coffe Break

10h55 – 11h50 - Painel: Evolução tecnológica, aliada da saúde? Como as tecnologias mais avançadas de computação cognitiva e de Big Data podem ajudar na análise de um grande volume de dados em pouco tempo e favorecer um diagnóstico mais rápido? Como o compartilhamento dessas informações pode colaborar para uma biblioteca de informações mais rica sobre determinados temas? Como os sensores e wearables podem ajudar no monitoramento dos pacientes e de doenças crônicas? E a Internet das Coisas?

Palestrantes: Eduardo Cipriani - Líder de Watson Health no Brasil - IBM Lincoln Assis de Moura Jr - Equipe de Saúde da Accenture . Marcelo Santos - Cientista da Philips Research Rildo de Oliveira - Networking Solutions Architect Manager HPE

11h50 – 12h45 - Saúde, um ecossistema protegido? Como está sendo feita a segurança de dados na área da saúde? Quais os pontos importantes que precisam ser levados em consideração em cada caso, dos hospitais aos planos de saúde?

Palestrantes: Marco Gutierrez - CIO do Incor Ricardo Santoro - CIO do Einstein Marcio Biczyk - GIS/Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Membro do Conselho Estadual de Tecnologia e Comunicação (Coetic) Renato Basto - Gerente de Segurança da informação do Grupo Fleury. Vladimir Ribeiro Pinto Pizzo - Gerente de Informática Clinica do Hospital Sírio-Libanês.

12h45 - 13h - O Direito Digital

Palestrante: Renato Opice Blum – Sócio do escritório Opice Blum Advogados Associados e Coordenador do Programa de Direito Digital do Insper

13h – 14h30 - Almoço preparado por Lorenzo Raviolli, vencedor do MasterChef Júnior Brasil

14h30 – 14h45 - A importância da certificação digital Palestrante: Vinicius Vieira de Souza - Sócio fundador da Soluti Cassiano Ricardo Garcia - Gerente de Soluções – Plataforms and Service Delivery da Gemalto

14h45 – 15h - Portal Projeto Idoso Bem Cuidado na prática

Palestrante: José Tarcísio Feitosa - Auditor Médico Especialista em Provimento de Saúde e Coordenador Clínico do Registro Eletrônico de Saúde da Unimed Ceará

15h –15h20 – O futuro digital

Palestrante: Ethevaldo Siqueira – Comentarista Rádio CBN

* Programação sujeita a alterações.

Quando

Data: 28 de abril de 2017

Horário: 7h30 às 16h

Local: Auditório Nobre APM, avenida Brigadeiro Luiz Antonio, 278

Inscrições gratuitas


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page