top of page

Médico Empreendedor APM/Sebrae: curso capacita médicos em gestão de negócios


Em parceira com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo, a Associação Paulista de Medicina iniciou com sucesso o Programa Médico Empreendedor, composto por cursos de curta duração e consultoria individual, que contribuem com o médico e outros profissionais da Saúde para gerenciar melhor o seu próprio negócio. Dividido em dois módulos, as atividades se iniciaram na última segunda-feira, 21 de novembro, na sede da APM.

A primeira etapa, sobre Planejamento Estratégico’, se encerra nesta quinta-feira (24), e permitirá ao profissional planejar e identificar oportunidades de negócio e investimentos. Dentre os principais tópicos, os participantes saem com conhecimento em técnicas de gestão de processos e Balanced Scorecard (BSC), uma importante ferramenta gerencial de negócio.

“Estou montando minha empresa de consultoria científica e vim procurar o curso justamente para aprender como posso planejar o caminho a seguir. Portanto, quero sair daqui com uma ideia melhor de como profissionalizar o meu negócio”, destaca Marcelo Luiz Balancin, médico patologista.

O interesse por temas relacionados à gestão fez a ginecologista Flávia Abranches Corsetti Purcino, atualmente residente em Mastologia, ingressar no curso. “Estou começando a trabalhar em algumas clínicas e vejo a relevância desse assunto no dia a dia. Com este módulo, quero ter embasamento para quando começar realmente a lidar com o mercado de trabalho”, afirma.

Ao observar as necessidades atuais dos médicos em lidar com a atividade de gestão – seja do próprio consultório ou clínica ou até mesmo de hospitais -, a diretora adjunta de Economia Médica da APM, Marly Lopez Alonso Mazzucato, ressalta a relevância de cursos de formação com esse propósito, a exemplo desse Programa e do MBA em Gestão em Saúde oferecidos pela APM, em união com organizações especializadas. “São investimentos que têm sido um diferencial para a carreira do médico”, assegura.

As aulas são ministradas por Ruy Soares de Barros, consultor do Sebrae-SP, que orienta empresários em relação à estratégica do seu negócio e também auxilia sobre estrutura de Recursos Humanos. “Este módulo é composto por 16 horas. Após o término, todos os frequentadores terão consultorias pontuais comigo para uma análise na prática do que foi aprendido e como pode ser aplicado na realidade da empresa”, informa.

Próximo módulo

Os participantes ainda terão o segundo módulo, sobre Gestão Estratégica de Finanças, que será realizado entre os dias 5 e 9 de dezembro. Em um total de 20 horas, o Programa Médico Empreendedor visa estimular a mudança de comportamento e demonstrar a importância da gestão financeira. Traz acesso a instrumentos e informações para administrar e projetar o fluxo de caixa e entender sobre a formação de preços, além de compreender o demonstrativo e analisar os resultados de seu empreendimento.

A certificação será feita pelo Sebrae/SP e APM.​ Para o próximo ano, haverá inscrições para a formação de novas turmas, acompanhe!


126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page