top of page

Vem aí o 8º Congresso de Medicina Aeroespacial na APM


De 30 de setembro a 1 de outubro, a Associação Paulista de Medicina promove, em sua sede, o VIII Congresso Internacional de Medicina Aeroespacial. Com uma programação abrangendo 16 aulas, ministradas por 16 palestrantes de alto nível, a expectativa é de atrair mais de 100 congressistas.

Estarão presentes o Dr. Murillo Villela, um dos criadores da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBMA), e o Engenheiro Pedro Nehme, primeiro espaçonauta brasileiro. Outro destaque é o convidado internacional, dr. Carlos Salicrup, piloto de linha aérea e médico aeroespacial do México.

A dra. Vânia Melhado, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial, fará a conferência de abertura –Conferencia Dr. Murillo Villela. “Geralmente, fazemos um apanhado da história da medicina aeroespacial no Brasil. Contamos, por exemplo, sobre os primeiros pilotos e médicos que foram os pioneiros na Medicina de Aviação no Brasil até a Medicina espacial, entre outros tópicos relevantes”, adianta a especialista, que foi presidente da SBMA por quatro gestões consecutivas.

No campo da aviação civil, os médicos das principais companhias aéreas brasileiras, assim como o dr. Marcos Afonso, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), contribuirão em discussões a respeito da certificação médica de pilotos e do transporte de passageiros enfermos. Do mesmo modo, o suporte médico a bordo será amplamente debatido por especialistas das áreas jurídica e operacional. Já a aviação militar terá espaço com o dr. Igor Sotana, que descreverá a rotina e os desafios de um médico de Esquadrão.

No segundo dia do evento, a dra. Thais Russomano e Dr Joao Castro destacam os estudos que tratam da sobrevivência do homem Espaço. “Haverá aulas a respeito do laboratório Micro Gravidade, onde ocorrem pesquisas nacionais e internacionais sobre vários aspectos da vida no espaço. Também haverá palestra sobre fadiga sob a visão do médico e piloto”, comenta.

“Considerando que a grande maioria dos médicos, de todas as especialidades, atende pacientes que utilizam transporte aéreo, ou já se viu chamado durante um voo comercial para prestar atendimento, o congresso é altamente relevante para toda a classe. Além disso, do entendimento sobre a viagem comercial ao espaço. Outros profissionais de companhias aéreas ou da área da saúde se beneficiarão com as discussões”, afirma o dr. José Eliezio Aguiar, um dos integrantes da Comissão Organizadora do Congresso.

8º Congresso Internacional de Medicina Aeroespacial

Data: 30 de setembro a 1 de outubro de 2016

Local: Associação Paulista de Medicina – APM

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 – Bela Vista, São Paulo – SP

Contato: (11) 3188-4250 | inscricoes@apm.org.br

Mais Informações: http://www.apm.org.br/eventos/medicinaaeroespacial/


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page