top of page

APM realiza IV Jornada de Gastroenterologia.


A Associação Paulista de Medicina realiza em 24 de setembro, a IV Jornada de Gastroenterologia. No evento, que terá webtransmissão, serão abordados temas em torno da doença inflamatória intestinal, como doenças inflamatórias intestinais na infância e fase adulta, o que fazer quando o paciente é refratário ao tratamento com imunobiológicos, microbiota e DII e diagnóstico diferencial e tratamento da dor aguda na fossa ilíaca direita.

As doenças inflamatórias intestinais possuem um grande impacto negativo na vida das pessoas portadoras, já que são doenças sem causa definida e que exigem acompanhamento médico por período indeterminado. Diante dos sintomas da doença – que incluem, por exemplo: dor abdominal, diarreia, perda de peso e sangue nas fezes – as pessoas às vezes costumam se automedicar ou esperar que os sintomas melhorem, e isso se torna um fator de risco, pois em alguns casos o diagnóstico é feito mais tardiamente ou quando surgem as complicações.

“A Jornada tem por objetivo abordar as DII em alguns aspectos sabemos que não são patologias tão raras “em nosso meio”, por isso devem ser lembradas na avaliação de pacientes que possuem quadro clínico que sugiram um processo infamatório intestinal. A relação da microbiota e as doenças inflamatórias intestinais e o diagnóstico diferencial da dor em FID completam a abordagem”, afirma Dra. Rosangela Porto, presidente do Departamento Científico de Gastroenterologia. A Jornada possui temas voltados para estudantes de medicina, gastroenterologistas, proctologistas e clínicos gerais.

APM | V Curso de Psiquiatria Forense

Data: 24 de setembro de 2016 Horário: 9h às 13h Local: APM - Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - Bela Vista Telefone: (11) 3188-4248 www.apm.org.br Informações à imprensa Acontece Comunicação e Notícias Isabella Carvalho ou Kelly Silva

(11) 3853-0770 / 3871-2331 acontececom6@uol.com


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page