Referência em investimentos contínuos em testes de software e infraestrutura, para garantir a melhor experiência de usuário em suas plataformas, a Azul Seguros é exemplo de aplicações com performance irretocável, sem queda de sistema. Com apoio e consultoria da Yaman em engenharia de softwares, registra resultados de excelência mesmo em momentos de altíssima demanda. Exemplo é megaação publicitária na mais recente edição do BBB, o reality show mais famoso do Brasil: registrou audiência superior a 50 mil usuários simultâneos sem um só percalço.
DESAFIOS
Com o objetivo de divulgar uma nova modalidade de seguros de automóveis, o produto Azul Seguro Auto por Assinatura, o merchandising ocorreu em uma das provas finais do Big Brother Brasil 22, da TV Globo, frente a um público recorde e ansioso por conhecer o vencedor do BBB
As plataformas do produto Azul Seguros suportaram muitíssimo bem o importante volume de acessos sem cair e sem comprometer a experiência do usuário.
Aliás, trata-se de bom exemplo de como entregar boa experiência e lidar com altíssimo público sem qualquer indisponibilidade e sem extrapolar custos com nuvem.
Em conjunto com a Yaman, empresa de engenharia e qualidade de software, parceira há mais de 9 anos, a ação foi estruturada a partir de um rol de desafios a serem superados:
● Montar um ambiente de testes robustos o suficiente para simular o real comportamento no dia D;
● Construir os robôs capazes de simular o comportamento humano e utilizá-los para testar e estimular a plataforma com alto volume de carga e acessos simultâneos espalhados pelo mundo;
● Executar testes de carga e stress sem impactar a produção atual;
● Identificar possíveis gargalos, a capacidade e o throughput da plataforma;
● Remover possíveis gargalos realizando melhorias em códigos, utilizando técnicas modernas para que uma aplicação seja rápida e eficiente ao mesmo tempo, sem extrapolar custos com cloud.
Ao longo de três meses do projeto BBB, com diversos testes e melhorias implantadas, foram contempladas as expectativas de volume definidas inicialmente, além se se atingir números satisfatórios.
● Foram simulados 50.000 usuários/acessos simultâneos sem queda de sistema.
● Não houve indisponibilidade e/ou lentidão nas aplicações durante a divulgação no BBB, permitindo que a ação acontecesse sem complicações.
● Além disso, a Azul Seguros ao realizar a implementação das 34 recomendações de melhorias indicadas pela Yaman, obteve redução de custo com cloud sem perder a performance.
Comentários