top of page

Projeto Cine Debate apresenta “Casablanca”

O projeto da Associação Paulista de Medicina discute “razão, responsabilidade e paixão”



Criado em 1998, o Cine Debate da Associação Paulista de Medicina (APM) já virou tradição. A projeção de obras de todas as épocas é capaz de pautar discussões fundamentais na sociedade e alterar percepções.


Em agosto, o escolhido foi o clássico filme “Casablanca” (1942), de Michael Curtiz. Em 21 de agosto, às 20h30, através da plataforma Zoom, a produção será base da discussão sobre a temática “Razão, Responsabilidade e Paixão”.


Aclamado pela crítica e ganhador de três Oscars, Casablanca conta a história de Rick Blaine, um americano expatriado no Marrocos que ajuda refugiados durante a Segunda Guerra Mundial a fugirem para os Estados Unidos. Certa noite, um casal solicita seu auxílio e ele reencontra uma grande paixão do passado, Ilsa Lund. A partir desse momento, ambos enfrentam diversos desafios para viver esse amor.


“Sugerimos esse tema porque o filme trata exatamente disso. Há uma paixão avassaladora entre duas pessoas, os dois se separam por um mal-entendido, e o reencontro inesperado ressuscita esse sentimento. Porém, como ela está casada, fica dividida entre a paixão e a responsabilidade”, explica Wimer Bottura Junior, médico psiquiatra, psicoterapeuta, presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e coordenador do projeto Cine Debate há 22 anos.


Para agregar ainda mais a discussão, o encontro contará com a presença dos debatedores Bernardo Issler, professor de Metodologia Científica, e Ezequiel Gordon, médico psiquiatra. Como a obra não pode ser exibida antes do debate, é muito importante que os interessados assistam para participar ativamente da conversa e usufruírem do espaço para perguntas ao final.


Segundo Wimer, o tema escolhido é extremamente atual “De alguma maneira ele está presente até os dias de hoje em nossas vidas. Todos estamos sujeitos a nos apaixonar tendo uma relação estável. Não só questão de relacionamento, mas, coisas da vida também, como o trabalho. Vale à pena deixar-se levar pelas paixões e comprometer a responsabilidade?”


Para se inscrever basta acessar o link e se cadastrar com os dados requisitados. Após a conclusão da inscrição, o participante receberá um e-mail de confirmação com as informações para assistir ao debate. Essa é uma ótima oportunidade para rever conceitos.


“O Cine Debate foi criado para que, pessoas vendo o mesmo estímulo (filme), pudessem revelar suas diferentes percepções sem que alguma seja melhor ou mais verdadeira ao ser comparada a do outro. O projeto permite confrontar concepções e aprender a não se deixar manipular por questões midiáticas”, comenta.

CONVIDADOS:

Dr. Ezequiel José Gordon - Médico Psiquiatra com formação em psicanálise, atuando em consultório e no Hospital Nove de Julho, onde coordena o Cinenove. Ex-auxiliar de ensino na disciplina de Psicologia Médica do 3º ano de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Prof. Bernardo Issler - Professor Aposentado. Lecionou na Faculdade de Educação da USP, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (Eaesp) e Faculdade de Comunicação Casper Líbero. Foi diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e é autor de diversos artigos publicados.


Filme: CASABLANCA

Debate: 21 de agosto de 2020, sexta-feira, 20h30

Direção: Michael Curtiz. Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid

Duração: 119 min/Romance, Drama. EUA, 1942.


Importante: o filme está disponível no Youtube, pedimos que seja assistido antes do debate, pois não será apresentado pela APM.


Link para comprar/alugar o filme: https://www.youtube.com/watch?v=w9wjf1Du67Q

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava por Casablanca. O exilado americano Rick Blaine encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Tentando despistar o Capitão Renault, ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado.

Mais informações: cultural@apm.org.br | www.apm.org.br

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page