top of page

O sucesso do “Clube Benedicto Montenegro” na Regional Vale do Paraíba e Litoral Norte



O tradicional encontro científico “Clube Benedicto Montenegro” proporcionou mais alguns momentos especiais para registro na história do Capítulo São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC-SP), em 22 de outubro. O palco foi a Regional Vale do Paraíba e Litoral Norte, organizadora de um rico debate sobre os temas: “Abordagem prática no uso dos IPBs” e “Cirurgia de Hérnias”.

De forma presencial, houve atividades diversificadas para a qualificação profissional e a educação médica continuada. Dentre as quais, debates e palestras para atualização e aprofundamento do conhecimento em cirurgia em questões como anatomia, hérnia incisional complexa, cirurgia aberta, cirurgia laparoscópica, entre outras.

O TCBC Renato Sebbe, Diretor da Regional e um dos coordenadores da ação, comenta a qualidade dos debates e enfatiza o sucesso de público:

“Tivemos 33 inscritos, entre residentes, acadêmicos e especialistas que ansiavam por uma oportunidade presencial para reciclagem e o contato com o que há de mais atual e eficaz, sob à luz da ciência, em cirurgia de hérnias. Uma rodada do “Clube Benedicto Montenegro” que inclusive superou as melhores expectativas”.

Além do Dr. Sebbe, dividiram a coordenação dos trabalhos os TCBCs Elias Jirjoss Ilias, mestre do Capítulo de São Paulo do CBC, Dr. Mauricio Andrade Azevedo, Secretário do Capítulo de São Paulo do CBC, Dr. Danilo Stanzani Jr, Secretário da Regional Vale do Paraíba e Litoral Norte do Capítulo de São Paulo CBC, Dr. Renato Sebbe, Diretor da Regional, e Dr. Renato Poli Veneziani Sebbe, Tesoureiro da Regional Vale do Paraíba e Litoral Norte do Capitulo de São Paulo CBC.


Debates

Foram os seguintes os tópicos de cada bloco de discussão e seus respectivos conferencistas:

Dr. Vitorio Luis Kemp, Professor da Universidade Federal de São Paulo e Diretor Médico do Laboratório Apsen, em “Abordagem prática no uso dos IPBs”; Hernias inguinais, com o TCBC Dr. Renato de Mesquita Tauil, Cirurgião Geral e do Aparelho Digestivo do Hospital Regional do Vale do Paraíba Taubaté, que falou sobre os temas “Anatomia da região anterior e passos técnicos da cirurgia de Liechtenstein - o que é importante saber” e “Anatomia da região posterior e passos técnicos da cirurgia Vídeo-laparoscópica - o que é importante saber”; ainda, o TCBC Dr. Vinicius Cordeiro da Fonseca, preceptor responsável pelas Disciplinas de Cirurgia Geral e do Trauma do 6º ano da Graduação da Faculdade de Medicina da USP, em “Cirurgia aberta x Laparoscópica - o que a literatura nos diz”; posteriormente, o TCBC Dr. Mauricio Andrade Azevedo, secretário do Capítulo de São Paulo do CBC, falando sobre “Alta performance em soluções cirúrgicas para procedimentos recorrentes”; em seguida, o TCBC Dr. Mauricio Andrade Azevedo, secretário do Capítulo de São Paulo do CBC, que falou sobre “Hérnia incisional complexa: Como identificar e preparar o paciente” e “Separação de componentes anterior: Como eu faço”; e, por fim, o TCBC Dr. Murilo de Lima Favaro, professor de Cirurgia Geral e Técnica Cirúrgica da Universidade Santo Amaro, com o tema “Hérnia incisional complexa: Separação de componentes posterior, como eu faço”.

Após as palestras foram abertas perguntas da plateia e discussão de condutas, moderadas pelo TCBC Dr. Mauricio Andrade Azevedo.

Agradecimentos


Renato Sebbe faz questão de agradecer ao CBC-SP pelo apoio logístico e financeiro:

“O Capítulo viabilizou a infraestrutura, o que foi preponderante ao bom resultado. Ocupamos o Auditório, cedido gentilmente pelo Hospital viValle – Rede D’Or, podendo trabalhar de forma adequada e confortavelmente. Garantiu ainda suporte financeiro sem o qual não seria viável algo tão grande em qualidade. Nossa gratidão também ao funcionário Sr. Pedro Luvizotto, do setor de Marketing, também do Hospital viValle, que nos ajudou na preparação e recepção dos convidados”, concluiu ele.

Aliás, o científico “Clube Benedicto Montenegro” da Regional Vale do Paraíba e Litoral Norte teve ainda os valorosos patrocínios institucionais da Apsen e Ethicon, e o apoio da Associação Paulista de Medicina.

O Clube Benedicto Montenegro é investimento do CBC-SP, com vistas a proporcionar atualização médica e científica de qualidade aos especialistas do interior paulista, tendo como parâmetro as prioridades de cada região, e auxiliando-os nas demandas ao bom exercício da cirurgia.

9 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page