top of page

Jornada da APM: Dor na Mulher



Vária dores afetam a mulher durante sua vida, entre elas a osteoartrite de joelho, dor lombar, endometriose, dor pélvica crônica e cefaleia/enxaqueca. Elas interferem na qualidade de vida, no sono, nos relacionamentos interpessoais e no bem-estar.

Preocupada com esta realidade, a Jornada de Dor na Mulher contempla aspectos da dor nos diferentes períodos da vida feminina. Por isso, a Associação Paulista de Medicina (APM) realizará, entre 7 e 8 de agosto, a terceira edição do evento.

“O objetivo é refletir sobre este cenário, através de temas abrangentes e sempre atuais”, explica dra. Telma Zakka, presidente do Comitê de Dor da APM e coordenadora da jornada. “Convidamos aos médicos de todas as especialidades, fisioterapeutas, psicólogos e demais profissionais da saúde para participarem conosco deste evento que analisara as dificuldades diagnósticas e as tendências terapêuticas atuais”, continua.

O evento, totalmente online em formato de Webinar, contará com a presença de palestrantes da Universidade de São Paulo (USP), referências em suas especialidades. Todas as aulas possibilitam perguntas ao vivo ou através do chat.

A abertura da Jornada, no dia 07 (sexta-feira), entre 19h e 21h, acontecerá com aula compartilhada sobre endometrioses e dor pélvica crônica não visceral. O sábado (08) ficará reservado para os demais temas e para o simpósio de enxaqueca e ciclo hormonal.

“Será um evento interdisciplinar, que trará ao conhecimento dos participantes a importância de avaliar e tratar as dores presentes na mulher”, finaliza dra. Zakka.

Principais temas

- Diagnóstico da endometriose: aspectos atuais

- Dor pélvica crônica de origem não visceral

- Tratamento farmacológico da dor pélvica e da endometriose

- Endocrinopatias e dor

- Disfunção do sono, menopausa e dor

- Cefaleia & hormônios

- Enxaqueca

- Osteoartrite – tratamento

- Exercício físico e neuroplasticidade feminina

Associação Paulista de Medicina (APM)

Data: 07 e 08 de agosto

Horário: 19h às 21h em 07 de agosto e 08h às 12h em 08 de agosto

Mais informações: (11) 3188-4252 / inscricoes@apm.org.br

41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page