Homenagem Fernando de Camargo Vianna

A diretoria do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões comunica com profundo pesar o falecimento do ECBC Fernando Camargo Vianna, um dos pioneiros na especialidade de Cirurgia Vascular em São Paulo.

O texto do TCBC Fausto Miranda Junior homenageia o excelente profissional que recebeu importantes prêmios científicos do CBC e foi professor da especialidade na Escola Paulista de Medicina.

O comovente testemunho do Prof. Dr. Fausto Miranda Jr Nascido em 10 de março de 1928, o Prof. Dr. Fernando Almeida Pires de Camargo Vianna iniciou sua magnífica trajetória médica na Escola Paulista de Medicina (EPM), onde completou a graduação em 1952.

Por indicação do Prof. Dr. Jairo Ramos (1900-1972) realizou o Rotating Internship at “The HarrisonStanford Martland MedicalCenter” Newark, NJ, USA, (atualmente University Hospital of Rutgers University) durante os anos de 1953 e 1954.

Neste período teve contato com o Dr. Charles P. Bailey um dos pioneiros da moderna cirurgia cardíaca aberta (comissurotomia mitral, 1946). Ao retornar ao Brasil, participou da equipe do Prof. Dr. Hugo João Felipozzi (1922-2004) da cirurgia cardíaca sendo que posteriormente optou pela especialidade de Cirurgia Vascular.

Recebeu o título de especialista em Cirurgia Geral, concedido pela AMB/APM em 1963 e título de especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular concedido pela AMB em 1972. Meu primeiro contato com o Prof. Vianna foi durante meu internato na EPM em 1964 enquanto frequentava como acadêmico a Disciplina de Cirurgia Cardíaca e Torácica chefiada pelo Prof. Dr. Costabile Gallucci (1921-1990). Este indicou meu nome para auxiliar as operações do “seu amigo Vianna”. Esta parceria permitiu que durante minha residência em Cirurgia Vascular na EPM auxiliasse na realização da sua tese de doutorado em 1973 com o título “Flebografia endouterina: contribuição para estudo de seu valor propedêutico”.


Pelas suas atividades ascendeu para sócio titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Foi Membro Emérito da Academia de Medicina de São Paulo. Recebeu vários prêmios como cirurgião: Fernando Vaz, da Academia Nacional de Medicina em 1959; José de Mendonça, em 1961; Brant Paes Leme, em 1964; José de Mendonça, em 1964; José de Mendonça, em 1966 todos do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Sua grande contribuição tanto na vida acadêmica como na profissional foi a formação dos novos cirurgiões.


Era dono de técnica cirúrgica impecável que transmitia a seus auxiliares. No período de 1966 a 1986 na sua vida acadêmica participou de congressos da especialidade apresentando trabalhos científicos e participando de mesas redondas e simpósios. Na vida profissional foi Superintendente Médico do IAPC no Estado de São Paulo de 1967 até 1969 e Consultor Técnico do Serviço de Supervisão Técnica da Assistência Médica do INAMPS, na especialidade de Moléstias Vasculares Periféricas de 1969 até 1973.


Atuou como cirurgião geral e vascular em diversos hospitais renomados em São Paulo. Na vida pessoal deixou quatro grandes paixões sua esposa Vera, sua filha Fernanda, sua neta Sophie e os parceiros de tênis do Clube Paulistano. Desde o dia 30 de junho de 2021 sentimos sua ausência e que continue brilhando nas graças de Deus.


Prof. Dr. Fausto Miranda Jr - Professor Titular de Cirurgia Vascular e Endovascular da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. Sócio Titular da SBACV e do CBC.

5 visualizações0 comentário