top of page

Doenças reumáticas autoimunes na pandemia: um cuidado a mais

Fórum do Departamento de Reumatologia da APM discute vulnerabilidade dos pacientes em relação à COVID-19


Durante a pandemia, os pacientes com doenças reumáticas autoimunes - como miosite, esclerodermia, síndrome de Sjögren, lúpus eritematoso sistêmico, entre outras – tornaram-se alvos da COVID-19. Devido ao tratamento, em muitos casos, ser realizado através de drogas imunossupressoras, esses indivíduos enfrentam uma situação ainda mais sensível ao coronavírus e suas consequências à saúde.

O Fórum de Reumatologia, realizado pela Associação Paulista de Medicina (APM), em 27 de outubro, tratará especificamente dessa questão: como oferecer o melhor atendimento possível a esses indivíduos durante a pandemia viral.

“Nós costumamos realizar o Fórum para abordar temas que são pouco discutidos ou praticamente inexistentes nas rodas de conversa de Congressos e eventos da área. Com o avanço da COVID-19, percebemos que ela pode provocar várias síndromes reumatológicas e o especialista precisa estar preparado”, afirma dra. Ivone Meinão, coordenadora científica do Departamento de Reumatologia da APM.

Artrites e artralgias de longa duração e a Síndroma da Fadiga Crônica, as quais podem ser causadas em consequência da COVID-19, são algumas das preocupações dos profissionais da área, bem como a vacinação em dia para os pacientes com doenças reumáticas autoimunes. Todos esses tópicos serão abordados na discussão, que se destina não apenas aos reumatologistas, mas também a clínicos, infectologistas e demais especialistas interessados.

A abertura do debate será às 20h, feita pelo presidente do Departamento de Reumatologia da APM, dr. Henrique Carriço. Em seguida, dra. Ivone fará a apresentação dos temas e os doutores Marcelo Pinheiro e Edgard Torres – respectivamente, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) e professor adjunto da Disciplina da Disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – darão início aos trabalhos.

Associação Paulista de Medicina (APM)

Data: 27 de outubro

Horário: 20h às 22h

Inscreva-se e saiba mais em: https://bit.ly/3j1g3Lc

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page