Congresso Paulista de Cirurgia 2022




Em 26 e 27 de agosto de 2022, o Capítulo São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões promove uma nova edição do Congresso Paulista de Cirurgia e sua 23ª Assembleia Cirúrgica.


Será focada no presencial, tendo como palco o Centro de Convenções Rebouças, na capital do estado. Enfim, um momento especialíssimo de troca de conhecimentos de excelência e de convívio, após dois anos de eventos on-line devido à pandemia da Covid-19.


On demand


O tradicional Congresso do CBC-SP congregará cirurgiões do estado de São Paulo bem como todos os demais colegas de especialidade do restante do Brasil que se dispuserem a participar. Haverá a possibilidade de acompanhar digitalmente, àqueles que tiverem dificuldades quanto à locomoção e outros empecilhos.


Certo é que os congressistas, todos eles, não perderão um só detalhe. A totalidade da programação permanecerá disponível aos inscritos até dez dias após o encerramento in loco, desde a apresentação dos temas livres e pôsteres, até às palestras, conferências e demais atividades científicas nas duas salas simultâneas do congresso.


Programação


De acordo com o TCBC Elias Jirjoss Ilias, mestre do Capítulo, “relevantes temas que orientam as atividades do cirurgião geral serão esmiuçados por professores que são referência nos principais serviços de São Paulo, como a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Santa Casa, Unicamp, Escola Paulista de Medicina da Unifesp. Entre eles, novos protocolos e condutas no atendimento ao paciente politraumatizado, recentes inovações no tratamento das hérnias da parede abdominal, uso da tecnologia e das redes sociais no dia a dia do cirurgião, sistematização do tratamento das afecções oncológicas, urgências cirúrgicas abdominais”.


Defesa profissional


Diante da complexidade das relações entre os cirurgiões e o mercado de trabalho, a defesa profissional também estará em pauta:


“É essencial discutir medidas que possam auxiliar nossa prática diária garantindo qualidade e segurança ao paciente”, ressalta o TCBC Elias. “Além da implementação de protocolos baseados na análise crítica da literatura e adoção de sistematização no atendimento são os fatores que podem nos levar à melhoria dos resultados de nossa prática cirúrgica”.


Jovens cirurgiões


Haverá ainda programação específica para alunos de medicina e residentes de cirurgia que desejem apresentar trabalhos durante o Congresso.


Trabalhos científicos


A propósito, um registro sobre os trabalhos científicos: a data limite para envio de resumos é 12 de junho; e a divulgação do resultado de avaliação será em 26 de junho. Informações completar sobre esse quesito podem ser encontradas em http://www.congressopaulistacbc.com.br/trabalhos/index.php#topo.


Pré-congresso


O COS-SP também organizou dois cursos pré-congresso de qualidade ímpar: um de ultrassonografia trauma; o outro de habilidades em vídeo-cirurgia, que englobará técnicas de sutura, discussões de instrumentais de videolaparoscopia, conceitos de tratamento de hérnia, acrescenta o TCBC Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, diretor de Comunicação.


Social


Outra atração, foge à programação científica. Ou melhor, agrega valor ao Congresso. Falamos da gama de entretenimento que a cidade de São Paulo oferece, além da inigualável gastronomia com pratos de todo o mundo.


Expectativa


“Deveremos ter público excelente, acima da média, pois todos os cirurgiões estão ávidos por rever seus pares, além de compartilhar o que há de mais avançado, eficaz e efetivo na especialidade”, finaliza o TCBC Menegozzo.


Assim, pelo exposto, vale se agendar e garantir a inscrição com brevidade. Saiba mais no site oficial http://www.congressopaulistacbc.com.br

9 visualizações0 comentário