top of page

CEM Covid_AMB anuncia três novas diretrizes



O Comitê Extraordinário de Monitoramento Covid – Associação Médica Brasileira – o CEM Covid_AMB – acaba de anunciar três novas diretrizes com orientações relevantes tanto aos médicos quanto aos pacientes.



Recomendações sobre vacinas, interações, efeitos adversos etc


O primeiro traz recomendações sobre vacinação: intervalos entre elas, efeitos adversos e interações com outros imunobiológicos. Tema essencial, ainda mais tendo em vista o início do período anual de vacinação contra a influenza, doença que também pode causar uma síndrome respiratória aguda grave com relevante mortalidade, o que, aliás, tornou importante estabelecer-se um ‘protocolo’.


Intervalos vacinas COVID Final_260421
.pd
Download PD • 196KB


Análise de eventos tromboembólicos relacionados a vacinas específicas contra Covid-19


O segundo documento apresenta detalhada análise de eventos tromboembólicos relacionados a vacinas específicas contra Covid-19, que vem incitando polêmica sobre a segurança de tais imunobiológicos. Uma das conclusões é a de que benefícios da vacinação COVID-19 superam largamente os riscos de reações adversas graves, não havendo justificativa para restrições ou a não utilização.


Eventos tromboembólicos e vacinas COVID-
.
Download • 177KB


Viragem sorológica


Já o terceiro é sobre sorologia para avaliar a resposta imunológica às vacinas COVID-19. Um dos destaques é o de que, até o momento, a determinação da viragem sorológica não é recomendada formalmente de forma rotineira para se avaliar a imunidade (natural ou após a vacina) contra a infecção pelo SARS-CoV-2.


O CEM é composto por sociedades de especialidade integramente envolvidas na linha de frente da assistência (veja aqui). Veja as novas diretrizes, na íntegra.


Realização de sorologia para avaliar res
.
Download • 183KB

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page