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CASE - SWILE | YAMAN





Com apoio da Yaman e sua Central de Serviços Green Code, a Swile empresa de benefícios corporativos otimiza a experiência do usuário e performance de seu aplicativo, acelerando operações e reduzindo gastos com infraestrutura em 50%.


DESAFIOS


Disponibilizar um aplicativo com alta performance durante o Growth exponencial de uma startup


A Swile, empresa de benefícios corporativos fundada em 2018, passou por um grande crescimento nos últimos anos. Com investimento internacional, aumento de sua popularidade e quadro de clientes, a base de usuários cresceu significativamente.

Essa situação gerou a necessidade de buscar melhorias para que a plataforma suportasse o grande volume de acessos diários, e principalmente, o pico de acessos que ocorre durante o período de virada de mês, quando os usuários acessam o app para conferir seus benefícios.


Desse modo, a empresa se viu em um débito técnico que não podia mais ser adiado, pois nos picos de acesso havia lentidão, queda de sistema, o aplicativo ficava inoperante diversas vezes, o servidor não respondia, e ocorriam atrasos no crédito dos usuários. A situação só voltava ao normal ao longo do dia, quando o número de acessos caia.

Como então manter a experiência do usuário e lidar com um grande número de acessos sem ter nenhuma indisponibilidade e sem extrapolar custos com infraestrutura?


Sobre a situação, Marcelo Ramos (Founding Partner da Swile), conta:

''Tínhamos um produto disruptivo no segmento de benefícios, e com um time enxuto, como toda startup começa... Na Medida em que a gente cresce na base de usuários, enfrentamos uma série de deficiências na capacidade operacional, na capacidade de infra, na segurança... Para que a gente se mantivesse na vanguarda de poder inovar e ir melhorando o nosso produto a gente encontrou na Yaman o parceiro perfeito."

Buscando trazer melhorias na performance do aplicativo e redução de custos, a Swile contou com a expertise em tecnologia da Yaman, empresa de engenharia e qualidade de software.


Em conjunto foram estabelecidos alguns desafios a serem superados:

● Assegurar, comprovar e comportar mais de 10 mil acessos simultâneos, principalmente em períodos de pico (virada do mês);

● Executar testes de carga e stress sem impactar a produção atual;

● Identificar possíveis gargalos e a capacidade da plataforma;

● Remover gargalos realizando melhorias em códigos, através do framework Green Code da Yaman, utilizando técnicas modernas para que uma aplicação seja rápida e eficiente ao mesmo tempo, sem extrapolar custos com infraestrutura.

RESULTADOS


Atuando com análise de forma contínua e geração de relatórios semanais com as propostas de melhorias, a Swile obteve ótimos resultados de performance e redução de custos, em tempo recorde.

“Houve uma garantia de que conseguiríamos otimizar nossa operação nos primeiros 3 meses… Já no primeiro mês tivemos ganhos de 40% em melhorias.”

Fábio Manfrinato - Tech / Enginering da Swile

Para superar os desafios, a Yaman trouxe a cultura de qualidade e eficiência de código através da Central de Serviços Green Code


O Green Code é um serviço da Yaman que realiza análise contínua e relatórios semanais com propostas de melhorias de código e infraestrutura para que as aplicações entreguem a melhor experiência, com máximo desempenho e mínimo consumo, tornando-se consequentemente, mais sustentável.


"A Yaman foi um parceiro capaz de entender as nossas necessidades e atuar naquele momento em que era crítico pra gente, ajudando a melhorar performance, economia e dando a oportunidade pro nosso time manter o roadmap em que estava... Como resultado tivemos um app incrível, que abre rápido, que performa bem, que faz o melhor centro de custo em relação à capacidade de nuvem, servidor e tudo isso que está por trás de uma empresa de tecnologia. E tudo que eu posso fazer é recomendar a Yaman!"


Marcelo Ramos - Founding Partner da Swile

Após relatórios de otimização e recomendações da Yaman:

● O sistema não apresentou mais lentidão ou indisponibilidade, nem atraso no crédito dos usuários.

● O tempo de abertura do aplicativo caiu de 13 segundos para 2 seg;

● Aumento de 12% no volume de requisições simultâneas no ambiente atual;

● Redução de 50% com gasto em infraestrutura;

● 400% de melhoria em performance;

● Entre Março e Setembro de 2022 o NPS saltou de 39% para 69%;

● A nota do app na Playstore aumentou de 1.7 para 4.3.

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Chico Damaso -- Whatsapp (11) 99911.8117

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