top of page

ABMLPM debate a judicialização da perícia médica



Em 15 de setembro, às 20h, a Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica (ABMLPM) promoverá e transmitirá para todo o país debate nova rodada de seu tradicional EAD – encontro a distância. Desta feita, o tema em pauta é “Judicialização da Perícia Médica”.


O palestrante será Wanderley Marques Bernardo, graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, doutor em Cirurgia torácica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e docente pelo Departamento de Gastroenterologia, também da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Ele atua como Coordenador do Programa Diretrizes da Associação Médica Brasileira, e é professor de pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP, tendo vasta experiência na área da Medicina, com ênfase em Medicina Baseada em Evidências.


De acordo com. Wanderley, a discussão versará sobre as características mais recentes e fundamentais na relação entre Perícia Médica, Medicina Legal e o poder Judiciário, uma vez que a judicialização é uma questão de consequência direta da heterogeneidade das decisões e condutas em laudos de perícias.


O tema é de relevância para a especialidade e a ABMLPM. Wanderley Marques Bernardo pontua que “o problema da judicialização está no fato de que os parâmetros que vem sendo considerados pelas partes são diferentes e por vezes não sustentados por evidências científicas”.


A moderação do EAD da ABMLPM ficará a cargo de Carlos Alberto Araújo Chagas, médico, membro da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense e vice-presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas.


A ABMLPM atua para consolidar os fundamentos científicos e técnicos da Medicina Legal e Perícia Médica em todo o Brasil, assim como para disseminar conhecimento de excelência entre os especialistas, para certificar a atuação profissional e assistir aos pacientes em alto nível.


Fica o registro de que o EAD da ABMLPM possui oito módulos, estando a temática completa no portal abmlpm.org.br.


Como se inscrever





22 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page