top of page

Cine Debate da APM discute persistência com filme "Mãos Talentosas"


Ben Carson nasceu em Detroit, em 1951. Negro e de família humilde, sofreu muitos preconceitos e dificuldades ao longo da vida. Por muito tempo, não teve perspectivas de futuro. Anos depois, porém, tornou-se um dos maiores neurocirurgiões do mundo. Em 2009, sua vida foi tema de um filme estrelado pelo ator Cuba Gooding Junior. Mãos Talentosas: A História de Ben Carson, de Thomas Carter, mostrou em detalhes a postura “apesar de” do médico.

O que isso significa? Esse é o tema do segundo Cine Debate online da APM, marcado para 3 de julho, às 20h30. O dr. Wimer Bottura, psiquiatra e psicoterapeuta, explica: “Existem pessoas que passam a vida no ‘por causa de’. Ou seja: ‘por causa disso ou daquilo’, eu não faço o que eu quero, eu fracasso, eu não escolho o que é melhor para mim, eu não evoluo. Esse é o discurso do derrotado. Queremos estimular o desenvolvimento de uma atitude positiva de ‘apesar de’ no lugar do ‘por causa de’”.

De acordo com o especialista, deixar de praticar o ‘apesar de’ mantém o indivíduo em posição de imaturidade. O filme de Ben Carson deixa isso bem claro: mesmo tendo todos os motivos para desistir, ele nunca abriu mão de sua ambição e a tornou realidade. Hoje, o neurocirurgião é também psicólogo, escritor, professor, filantropo e político estadunidense, chegando, inclusive a flertar com a candidatura à Presidência dos Estados Unidos da América.

Os convidados para o debate são Miguel Forlin, crítico de cinema, e dr. Guilherme Carvalhal Ribas, neurocirurgião do Hospital Israelita Albert Einstein. Tópicos como as dificuldades inerentes à especialidade médica e os preconceitos raciais enfrentados pela população negra conduzirão a discussão. Ao final, o público poderá fazer perguntas e tirar suas dúvidas.

O dr. Wimer convida todos aqueles que queiram “refletir e se desenvolver” a se inscrever no Cine Debate. Para isso, basta cadastrar-se no link abaixo e assistir ao filme Mãos Talentosas: A História de Bem Carson, disponível no Netflix e em outros canais, antes do evento.

Associação Paulista de Medicina (APM)

Data: 03 de julho de 2020

Horário: 20h30

Inscrição e acesso: https://zoom.us/webinar/register/WN_b3RBK76dREWBAEJVuHTjNg

Mais informações: cultural@apm.org.br | www.apm.org.br


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page