top of page

III Curso de Emergências Obstétricas inova com estação prática de edema agudo do pulmão


Em 30 de novembro, a regional de Sorocaba da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP) sediará o III Curso teórico-prático de Emergências Obstétricas. Entre 08h30 e 17h, médicos obstetras, clínicos e anestesistas, enfermeiros da especialidade e até estudantes universitários receberão treinamento para atender adequadamente às principais causas de mortalidade e morbidade materna no país.

“É um comprometimento com a vida da gestante, com a segurança dessa assistência e com a sobrevida da mulher que está se tornando mãe”, destaca dra. Sara Toassa, coordenadora da Maternidade nos hospitais Modelo e Samaritano e responsável pelas aulas de sequenciamento do atendimento da hemorragia puerperal. Segundo ela, a atenção adequada à paciente diminui a morbidade, evitando, por exemplo, transfusões e internações prolongadas sem necessidade.

O dr. Carlos Maria Ibanez, coordenador médico da Santa Casa de Sorocaba que abordará a questão das suturas hemorrágicas e do edema agudo, concorda e afirma que o curso visa também padronizar condutas médicas para diminuir as estatísticas negativas relativas à gestação.

Todos os temas abordados foram escolhidos de acordo com os desfechos do ciclo gravido-puerperal no Brasil. A intenção é, segundo a ginecologista Elisangela Alves Cabrelli, aprimorar o conhecimento da equipe a fim de que estejam todos no mesmo ritmo no momento do atendimento.

O dr. Renato José Bauer, especialista em Medicina Fetal pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP) e instrutor sobre diagnóstico e assistência às urgências hipertensivas, acrescenta ainda que a estação prática de edema agudo é uma novidade em relação às demais edições do curso. Para uma boa sedimentação e execução da parte teórica foi criada a parte prática possibilitando assim um conhecimento mais amplo do tema.

A iniciativa tem como objetivo oferecer aos participantes o entendimento de como agir em um momento crítico da assistência obstétrica. O dr. André Fernando Tabarassi, receptor da Faculdade de Ciências Médicas e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em Sorocaba, acredita que todos os hospitais deveriam “comprar essa ideia e ter como norma protocolar a realização de um curso de qualidade como esse, com temas e literatura atuais e medicina baseada em evidências”.

Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (SOGESP) – Regional de Sorocaba

Data – 30 de novembro

Horário – 08h30 às 17h

Sorocaba Park Hotel – Av. Prof. Joaquim Silva, 205 – Alto da Boa Vista – Sorocaba, SP

Mais informações: sorocaba@sogesp.org.br ou (15) 3318-9207 / 99166-7099


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page