De 1º a 4 de agosto, a cidade de Campinas, localizada no interior de São Paulo, será a sede de um novo e importante encontro de altíssimo nível que integrará as subáreas da Neurologia. Trata-se da I Convenção Nacional dos Departamentos Científicos, NEURODC•19, que reunirá os 24 campos de atuação da Neurologia.
Organizada pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a programação conta com mesas e debates sobre o que há de mais avançado em tratamentos, fármacos, pesquisas, novas tecnologias e campos do ensino. Além de importantes professores nacionais, estão confirmadas as presenças de renomados professores internacionais, como o dr. Ivan Mascanfroni dos Estados Unidos, a dra. Andrea Slachevsky do Chile e o dr. Florian P. Thomas também dos Estados Unidos.
Neuroimunologia e Neuro-oncologia
Em 1 e 2 de agosto, das 8h30 às 18h haverá Encontro de Investigadores Brasileiros em Neuroimunologia e DC de Neuro-oncologia.
De acordo com o coordenador do DC de Neuroimunologia, dr. Felipe von Glehn, a união dos dois campos multidisciplinares gera novos conhecimentos, melhora a capacitação contínua dos médicos e se traduz em melhor cuidado dos profissionais de saúde com seus pacientes.
“Temos a proposta de ser uma convenção voltada para pesquisa, reunindo todos os experts da especialidade. Essencial é fomentar e incentivar a pesquisa, colocando em contato pesquisadores de áreas básicas e médicos assistentes”.
A programação prevê também discussões sobre papel da Neuroimunologia no diagnóstico e o tratamento das principais subespecialidades, como a Neuro-reumatologia, a Neuro-infectologia e a Neuro-oncologia.
A dra. Kellen Paiva Fermon, coordenadora do DC de Neuro-oncologia, informa que serão abordados ainda pontos do conhecimento geral epidemiológico sobre os tipos de tumores, com a apresentação clínica e radiológica.
“É essencial falar sobre como estamos usando a imunologia a nosso favor em termos de novos tratamentos”, argumenta Kellen Paiva.
O fecho de ouro será uma sessão sobre o papel da neuroimunologia em doenças neurodegenerativas, na qual os prof. Ulf Dettmer e Ivan Mascanfroni , ambos da Havard Medical School nos Estados Unidos, passarão um quadro do que existe de mais avançado em Doença de Parkinson e a Demência de Alzheimer.
A grade de atividades completa do NEURODC•19 pode ser acessada em http://neurodc.com.br/