A Associação Paulista de Medicina inaugurou, nesta quarta-feira (24), a exposição “Um Minuto de Ar Limpo”, gratuita e aberta ao público, com fotos e infográficos que trazem informações sobre os efeitos da poluição no corpo humano.
Na mostra, que fica aberta para visitação até o dia 9 de novembro, é possível ver as principais reações do organismo à poluição do ar. Lacrimejamento, coriza e tosse são alguns exemplos, bem como prejuízos ao sono, que podem causar apneia e prejudicar os vasos
cerebrais, causando derrame (AVC).
Além disso, nos homens, a poluição pode reduzir a produção e a função dos espermatozoides, podendo chegar à infertilidade. Para as mulheres grávidas, a alta concentração de poluentes no ar pode prejudicar o desenvolvimento físico do feto e até mesmo causar abortos.
Também foi disponibilizada aos visitantes da exposição uma cartilha com dicas para ajudar a reduzir a poluição atmosférica.
Campanha
A mostra fotográfica integra uma série de ações realizadas pela APM e pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade contra os atrasos das políticas antipoluição no Brasil, que causa prejuízo à saúde da população.
Nesta quarta, quando se celebra os 73 anos de fundação da Organização das Nações Unidas (ONU), as entidades realizaram uma entrevista coletiva à imprensa sobre o assunto, na qual lançaram um manifesto pela atualização imediata dos Padrões Nacionais de Qualidade do Ar e do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve).
Ainda lançaram a Campanha Medicina e Sociedade, que compreende uma série de vídeos com orientações de especialistas renomados, como Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, e outros médicos clínicos, pediatras, cardiologistas e pneumologistas que lidam no dia a dia com seus pacientes e testemunham os efeitos da poluição do ar.
Exposição “Um Minuto de Ar Limpo”
Visitação: 24 de outubro a 09 de novembro de 2018
Horário: das 9h às 20h
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – térreo / Bela Vista – São Paulo (SP)