IFA Norman Borlaug Award vai para o brasileiro Heitor Cantarella


Em 13 de outubro, Dia Mundial dos Fertilizantes, a International Fertilizer Association (IFA) divulga o nome do ganhador do IFA Norman Borlaug Award, um prêmio dado a um pesquisador do mundo que se destacou na área. Em 2017, o consagrado foi o brasileiro Heitor Cantarella, engenheiro agrônomo, diretor do Centro de Solos do Instituto Agronômico de Campinas e coordenador da iniciativa Nutrientes Para a Vida (NPV).

“Fiquei muito honrado, é um prêmio muito importante para quem trabalha nessa área e é o reconhecimento de uma carreira de 42 anos como pesquisador. De alguma maneira, coroa a minha trajetória e, obviamente, me traz mais responsabilidades”, declara Cantarella.

Com pesquisas sobre sustentabilidade e redução de emissões de gás de efeito estufa associados à fertilização, entre outros trabalhos em prol do uso mais eficiente de adubos na produção de alimentos, Heitor Cantarella foi escolhido entre vários nomes indicados do mundo inteiro. O prêmio será entregue em novembro, em Zurique, Suíça, durante o Forum Estratégico IFA. “Na ocasião, vou participar de uma mesa redonda com outros ganhadores de edições passadas para discutir questões atuais sobre os rumos da fertilização e da produção agrícola”, conta.

Cantarella é o terceiro brasileiro a receber o IFA Norman Borlaug Award, que foi criado em 1993. Os outros dois vencedores foram os pesquisadores Alfredo Scheid Lopes, da Escola Superior de Agricultura de Lavras, em 1995, e Bernardo van Raij, do Instituto Agronômico de Campinas, em 1999.


57 visualizações

(11) 3871-2331 | 3873-6083  

 3562-0088 | 99911-8117

Av. Pompéia, 634

Cj. 401 - São Paulo