
Coren-SP e Cremesp apresentam pesquisa inédita sobre violência contra médicos e profissionais de enfermagem nas unidades de saúde
Resultados serão anunciados na próxima quarta-feira, 15 de março, às 10h30, no Centro de Convenções Rebouças. Em seguida, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem farão passeata e ato público em defesa da paz, distribuindo rosas aos pacientes nas imediações do Complexo Hospital das Clínicas e promovendo revoada de balões brancos
Os profissionais e Enfermagem e de Medicina têm sido vítimas constantes de agressões físicas e psicológicas em postos, hospitais e outras unidades de saúde do Estado de São Paulo. Um número expressivo não apresenta queixa ou faz qualquer denúncia por descrédito das autoridades ou medo de represálias. A situação é preocupante.
As informações são resultado de sondagem com cerca de 6 mil profissionais realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, entre técnicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e médicos. Serão apresentadas em coletiva à imprensa no próximo 15 de março, às 10h30, no Centro de Convenções Rebouças, durante o Encontro das Comissões de Ética de Medicina e de Enfermagem.
Em seguida, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem farão passeata e ato público em defesa da paz, distribuindo rosas aos pacientes nas imediações do Complexo Hospital das Clínicas e protagonizando ainda uma revoada de mil balões brancos. A ação visa reforçar a campanha de mídia Violência Não Resolve a ser lançada simultaneamente com o intuito de conscientizar a todos sobre o problema, mostrando que respeito e harmonia, além de essenciais sempre, só contribuem para a melhoria da assistência.
A campanha traz slogans como: A Fila Não Anda Mais Rápido Se Você Perde a Paciência. Respeite o Médico e o Profissional de Enfermagem.
Participarão da coletiva e do ato público algumas centenas de profissionais, lideranças representativas das duas classes, além do presidente do Cremesp, Mauro Aranha e da presidente do Coren-SP, Fabíola de Campos Braga Mattozinho.
Coletiva de Imprensa Cremesp/Coren-SP
15 de março de 2017 - às 10h30 horas
Local: Centro de Convenções Rebouças
Entrada principal: Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23
Estacionamento: Avenida Rebouças, 600