top of page

Estão abertas as inscrições para o Exame do Cremesp


As inscrições para a 12ª edição do Exame do Cremesp estão abertas entre 22 de agosto e 20 de setembro de 2016, e devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Fundação Carlos Chagas, responsável pela elaboração e aplicação das provas. A avaliação acontecerá no dia 16 de outubro 2016, e é destinada aos alunos sextanistas das escolas médicas paulistas e de outros estados, reconhecidas pelo MEC.

O Exame é aplicado anualmente desde 2005, e avalia a formação médica dos alunos dos cursos de Medicina do Estado de São Paulo. O teste abrange as áreas essenciais da Medicina, com ênfase nos conteúdos básicos imprescindíveis ao bom exercício profissional.

A avaliação consiste em uma prova objetiva com 120 (cento e vinte) questões de múltipla escolha, nas seguintes áreas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Mental, Bioética e Ciências Básicas (Fisiologia, Bioquímica, Microbiologia e Parasitologia, Biofísica e Biologia Molecular) e tem duração de cinco horas.

Com um elevado índice de reprovação do Exame nos últimos anos, o Conselho, em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, criou o portal Cremesp Educação, que oferece gratuidade em cursos de atualização para recém-formados que não atingiram a média do Exame, visando melhorias na educação médica.

A participação na prova é facultativa e não está condicionada à obtenção do registro profissional, mas ganhou reconhecimento em 2015, quando várias instituições médicas passaram a usar a avaliação como um dos critérios de seleção para contratação de médicos. O Exame também passou a ser considerado para ingresso nos programas de Residência Médica nas Faculdades de Medicina da USP/São Paulo e USP/Ribeirão Preto, do ABC, de São José do Rio Preto, Unifesp, Santa Casa de SP e Santo Amaro (Unisa), PUC (Campinas) e Hospital do Servidor Público Estadual (Iamspe).

As provas serão realizadas nas cidades de: São Paulo, Botucatu, Campinas, Marilia, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Taubaté. A exemplo do Cremesp, o Conselho Regional de Rondônia (Cremero) também aderiu à aplicação do exame.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page