top of page

17ª Edição do Curso Continuado de Cirurgia Geral 2022



Aula em 21 de maio terá como foco Cirurgias de Estômago e Bariátrica




Em 21 de maio, acontece o 3º módulo da 17ª edição do Curso Continuado de Cirurgia Geral. A aula terá como enfoque principal estômago e bariátrica. On-line, em tempo real, o conteúdo será posteriormente disponibilizado na plataforma.

De acordo com o TCBC Elias Jirjoss Ilias, mestre do Capítulo, a primeira parte contemplará uma indispensável atualização sobre os avanços e novas técnicas para o tratamento do câncer de estômago. Na sequência ocorrerá um painel multiprofissional sobre cirurgia bariátrica, enfatizando questões como o preparo, além da intersecção com a nutrição, a psicologia, a endocrinologia etc.

“Na mesa de fechamento, trataremos das diversas técnicas cirúrgicas para a bariátrica, possibilidades, abrindo então para a interface da audiência”, pontua o TCBC Elias.

Aliás, o 3º módulo contará com duas novidades: “Ao final de cada sessão, a pedido dos alunos, abriremos espaço para discussão de questões”, conforme pontua o TCBC Roger Beltrati Coser, diretor de Defesa Profissional do Capítulo de São Paulo e coordenador responsável pelo Curso.

A exemplo do mestre Elias, ele também destaca o novo painel multiprofissional, denominado de "bate-papo":

“Não será aula formal, e sim, uma conversa informal sobre o tema obesidade-bariátrica, na qual diferentes especialistas como psicólogo, nutricionista, endocrinologista, cirurgião plástico e um cirurgião do aparelho digestivo tratarão do tema sob sua especificidade",

Promovido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões de São Paulo (CBC-SP), o curso é direcionado para acadêmicos e médicos cirurgiões, que buscam atualizações e desejam se preparar para a residência médica. As aulas, são ministradas por professores renomados tidos como referências em suas respectivas áreas por cirurgiões de todo o Brasil. Ao todo, são oito módulos, em edições mensais, até novembro.

Vale ressaltar, que a programação sempre contempla temas atuais e as novidades da Cirurgia Geral, com sessões participativas e mestres renomados. Também está prevista uma sessão de vídeos comentados de cirurgias.

Para mais detalhes, acesse https://cbcsp.org.br/curso-continuado/xvii-edicao-2022/

Programação:


8:25h – Abertura

8:30h – 09:50h – Mesa redonda – Cirurgia do estômago

8:30h – 8:45- Evolução e estado atual do tratamento do câncer gástrico

8:45h – 9:00h – tumores da transição esofagogastrica

9:00 – 9:15h – Diagnóstico e tratamento das complicações da gastrectomia

09:15h – 09:50h – Discussão

09:50h – 10:55h – Bate papo Obesidade:

-> Tratamento clínico (dieta / drogas)

-> Avaliação psicológica

-> Determinantes de sucesso / insucesso do tratamento

-> Cirurgia plástica

10:55h – 11h – Intervalo

11 – 12:15h – Mesa redonda: Cirurgia Bariátrica

11h – 11:15h – Controvérsias nas indicações de cirurgia bariátrica

11:15h – 11:30h – Como escolher a melhor técnica cirúrgica ?

TCBC Thiago Szego

11:30 – 11:45h – Diagnóstico e tratamento das complicações cirúrgicas

11:45h – 12:20 – Discussão

12:20h – Encerramento do módulo

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page