top of page

Ginecologista na linha de frente do câncer de mama


No Brasil, o câncer de mama é o responsável pelos maiores índices de mortalidade por câncer entre as mulheres. A incidência da doença aumenta na população feminina a partir dos 40 anos e a sua letalidade é multiplicada por 10 a partir dos 60. Os ginecologistas e obstetras, por serem médicos das mulheres por excelência, são os primeiros a terem contato com as doenças mamárias, com importante papel na orientação das doenças benignas e diagnóstico precoce do câncer.

Tendo em vista a importância da atenção primária oferecida pelos GOs, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) realiza, em 30 de julho, a LIVE #8 sobre Mastologia na Prática.

"A partir do momento em que a mulher sente alguma alteração nas mamas, ela vai atrás do(a) ginecologista. Queremos levar informação atualizada a esses profissionais de forma clara: como deve ser feita a abordagem e quais são as melhores orientações para as doenças benignas de maior incidência", pontua dr. Ivo Carelli Filho, professor e responsável pelo setor de Mastologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC).

Entre os principais tópicos que mais suscitam dúvidas nos consultórios, estão os casos de mulheres com dores nas mamas, saída de secreção pelo bico e presença de nódulos benignos, como cistos e fibroadenomas.

Sob moderação do dr. Ivo, o debate terá início às 20h e contará com a presença dos especialistas Renato Torrezan, mastologista do Instituto de Mama de Campinas e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas (CAISM/UNICAMP), e Gil Facina, chefe da disciplina de Mastologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP).

O dr. Torrezan abordará a principal causa de consulta do dia a dia do ginecologista – a dor mamária –, detalhando orientações, exames e tratamentos necessários. Já o dr. Gil Facina tratará dos tumores benignos. "Após a explanação dos colegas, irei falar sobre os problemas infecciosos mamários, muito comuns em mulheres durante a amamentação. Nosso objetivo é o compartilhamento de conhecimentos de forma prática, para a constante atualização dos profissionais que dedicam grande parte de suas vidas ao bem estar das mulheres, finaliza dr. Ivo.

Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP)

Data: 30 de julho

Horário: 20h

Acesse: https://www.youtube.com/channel/UChyQBcOERIqKq8aROqictYA


217 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page