top of page

Congresso SOGESP 2020: novo formato e mesma qualidade


Com a pandemia, o tradicional evento levará virtualmente informação e atualização aos associados

Reinventar todos os dias. Esse é um dos desafios que a COVID-19 nos coloca permanentemente. A capacidade de resiliência e de adaptação é posta à prova desde o início da pandemia, em particular pela relevância do isolamento social.

O distanciamento forçado impacta diversos setores, inclusive as instituições médicas, que precisaram adiar congressos e outros encontros científicos. Do impasse, surgiram alternativas criativas e inovadoras. Assim ocorreu com o tradicional Congresso SOGESP, que ganhou novo formato, mas com igual qualidade, embora com menos atividades, para sua edição 2020. Será totalmente on-line, garantindo atualização e compartilhamento de informações de excelência a distância para ginecologistas e obstetras.

“É missão da SOGESP disseminar o conhecimento a nossos associados, para que tenham sempre a possibilidade de oferecer o melhor da tocoginecologia às pacientes”, pontua Rossana Pulcineli Vieira Francisco, presidente da SOGESP. “Na Medicina, o conhecimento se multiplica com enorme rapidez: aparecem técnicas de maior efetividade e outras ficam para trás. Daí a necessidade de garantir aos ginecologistas e obstetras caminhos para aprimoramento contínuo. É o que fazemos agora, com a versão on-line do congresso.”

O coordenador científico de Ginecologia da SOGESP, Rogério Bonassi Machado, frisa que será mantido o alto nível tanto da grade científica como dos professores palestrantes. No novo formato, serão mantidos os cursos pré-congresso e algumas sessões de top temas, inicialmente.

Segundo Luciano de Melo Pompei, secretário-geral da SOGESP, “haverá somente uma readaptação da carga horária, pois o ritmo on-line é bem distinto do presencial. Contudo, os temas mais relevantes e essenciais para os ginecologistas e obstetras estarão contemplados na versão a distância”.

Todo o conteúdo será abordado por renomados professores, a partir de suas próprias casas, e disponibilizado na plataforma em 22 de agosto, data anteriormente prevista para abertura do congresso presencial. O acesso será restrito aos profissionais previamente inscritos.

Por ser especialidade muito abrangente, com diversas áreas de interesse, serão oferecidos diferentes pacotes de visualização. Haverá possibilidade de acesso a todo o conteúdo por três meses, permitindo ao congressista adequar as aulas a sua rotina de trabalho e estudo. O processo de inscrição é parecido com o presencial, mas sem limite de vagas.

“Os participantes terão outras novidades que estamos preparando, como a Área de Expositores. Queremos proporcionar a melhor experiência possível”, comenta Silvana Maria Quintana, coordenadora científica de Obstetrícia da SOGESP.

Surpresas

Considerado um dos maiores congressos da especialidade, recebe, anualmente, de 7 mil a 7.500 profissionais. A despeito de ser de âmbito estadual, adquire dimensões nacionais, pois costumeiramente atrai médicos de todo o Brasil. Em 2020, promete novidades bem interessantes: “Diferentemente do presencial, em que os cursos são simultâneos e é preciso escolher qual assistir, o associado poderá ver todos os cursos, porque todos estarão disponíveis na plataforma”, conta Bonassi Machado.

Para Rosiane Mattar, diretora científica da SOGESP, essa é uma vantagem, já que proporciona ao congressista contato com maior número de atividades: “É uma oportunidade científica, ensina dinâmicas práticas, há programação para residentes, para alunos de liga e atividades sociais. Fazê-lo on-line será um aprendizado para nós e para os associados”.

O congresso contará com os clássicos cursos pré-congresso, agora denominados cursos on-line (COL), sendo 6 de Ginecologia e 6 de Obstetrícia, além de 10 sessões de top temas de cada especialidade, que abordarão assuntos frequentes a suas respectivas práticas, 1 top tema de valorização profissional e webinars para discussão de casos. Entre as principais temáticas estão, entre outras, hipertensão, diabetes, prematuridade, endocrinopatias, anticoncepção, climatério, endometriose e mastologia.

Para além da COVID-19

Hoje, é inevitável ter a COVID-19 como pauta constante. Entretanto, outros problemas de saúde continuam existindo e precisam de atenção. O Congresso SOGESP on-line também carrega não só a missão de discutir as questões relacionadas ao coronavírus, como também a de jogar luz a temas de extrema importância para a saúde da mulher.

Pompei ressalta que para cuidar das pacientes da melhor forma possível é fundamental ter acesso ao conhecimento: “É justamente nesses momentos de crise que as informações boas e de qualidade são mais necessárias”.


71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page