top of page

COVID-19: Lave bem as mãos (e alimente-se melhor!)


Com a rápida disseminação do novo coronavírus, a busca por ferramentas de prevenção à doença cresce a cada dia. Álcool em gel está em falta nas farmácias pelo Brasil, bem como máscaras de proteção. Lavar as mãos virou regra e até ao isolamento foi preciso recorrer.

Porém, muitos se esquecem de cuidar de uma das maiores forças contra o COVID-19: a imunização. Atentar-se à defesa do organismo, especialmente daqueles que se encaixam no grupo de risco, é essencial para evitar o contágio.

O Dr. Daniel Magnoni, consultor da iniciativa Nutrientes para a Vida (NPV) e presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), explica como a alimentação saudável é vital nesse processo. “Pessoas que se alimentam adequadamente têm mais chance de se proteger. A imunidade nunca pode ser deixada de lado, pois ela é crucial para o nosso bem-estar”, afirma.

De acordo com o especialista, os alimentos que ajudam a melhorar a defesa do organismo são aqueles que contêm proteínas, zinco e selênio, como carne de frango, carne de vaca, peixe, queijo, ovo, leite, soja, feijão, ervilha, entre outros. Deve-se evitar, porém, alimentos mal lavados ou de origem incerta.

Falando em zinco e selênio, ele destaca a importância de um solo bem adubado, com o manejo responsável e sustentável dos fertilizantes, pois eles repõem nutrientes essenciais ao ser humano. E isso é fundamental, ainda mais agora, que reforçar a imunidade significa salvar vidas.

Enquanto proteínas relacionam-se ao processo de crescimento, reparo e manutenção dos músculos, o zinco garante o bom funcionamento do sistema nervoso e imunitário. O selênio, por sua vez, atua retardando o envelhecimento e prevenindo alguns tipos de doenças.

O Dr. Magnoni destaca que, no caso da terceira idade, uma dieta regulada torna-se ainda mais necessária. O consumo de proteínas, nesses casos, deve ser estimulado a fim de possibilitar maior resistência às infecções. Os idosos, assim como indivíduos no pós-operatório ou em tratamento de câncer, podem necessitar, inclusive, de suplementação nesse sentido.

Para estimular a imunidade, outras ações como praticar atividades físicas com frequência, manter o sono em dia, hidratar-se constantemente, evitar o consumo de álcool, reduzir o estresse e controlar os níveis de glicemia e colesterol também podem ajudar. Quanto melhor o funcionamento do sistema imunológico, mais rapidamente será a recuperação das defesas do organismo a partir da atuação dos macrófagos e leucócitos.

Não existem exames que avaliem os avanços da função de proteção do corpo, mas a medição da dosagem de albumina, pré-albumina, zinco e selênio mostram se o paciente está dentro dos padrões considerados normais.

Além desses cuidados, toda precaução é pouca em tempos de coronavírus: manter-se em ambientes ventilados, evitar contato com pessoas potencialmente transmissoras e higienizar as mãos de forma correta e com frequência são imperativos nos dias atuais.

Através de informações seguras e baseadas na pesquisa, a Nutrientes Para Vida (NPV) contribui para informar a população sobre a melhor prevenção do coronavírus. A NPV é uma iniciativa que tem por missão informar a população sobre a importância dos nutrientes para as plantas e para os seres humanos. A fonte mais segura e rápida de nutrir as plantas é feita pelo uso seguro dos fertilizantes. Os fertilizantes têm papel importante na segurança alimentar, tanto na quantidade como na qualidade do alimento produzido.


57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page