top of page

XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão


No Brasil, a hipertensão arterial - HA atinge 32,5% (36 milhões) de indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular (DCV).

Junto ao Diabetes Mellitus, suas complicações (cardíacas, renais e AVE) têm impacto elevado na perda da produtividade do trabalho e da renda familiar, estimada em US$ 4,18 bilhões entre 2006 e 2015.

Em 2013 ocorreram 1.138.670 óbitos, 339.672 dos quais (29,8%) decorrentes de DCV, a principal causa de morte no País.

A Sociedade Brasileira de Hipertensão, trabalha intensamente para reduzir estes números acima, por meio de Campanhas de Detecção de Suspeitos, programas de educação permanente para os profissionais de saúde que atendem pacientes hipertensos e particularmente em seu Congresso, que neste ano chega à sua XXVII edição.

A ser realizado em São Paulo, no Hotel Tivoli Mofarrej, de 7 a 9 de agosto, o XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão 2019 transcorrerá junto ao Congresso da Liga Mundial de Hipertensão (World Hypertension League), com a presença de 21 palestrantes internacionais.

Em 7 de agosto haverá amplo debate sobre as medidas para aumentar o diagnóstico, tratamento e controle desta condição que está envolvida no desenvolvimento das doenças cardiovasculares, a principal causa de morbimortalidade no país e no mundo. Brasil e Liga mundial produzirão algumas recomendações para o enfrentamento à HA.

A SBH tem como um dos seus objetivos qualificar/ampliar a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o controle da hipertensão, e com isso impactar os indicadores de morbidade e mortalidade cardiovascular no Brasil.

O Sistema Único de Saúde é responsável por 80% dos atendimentos em suas 35.000 Unidades Básicas de Saúde. A Sociedade Brasileira de Hipertensão faz todos os anos uma atualização para os profissionais que trabalham no SUS.

Neste ano esta atualização ocorrerá no dia 7 de agosto das 8h às 12h, para os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O programa pode ser acessado no endereço: https://sistemacenacon.com.br/site/sbh2019/mensagem

Carlos Alberto Machado

Presidente do XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Hipertensão 2019

Dra. Frida Plavnik

Presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão 2019


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page