top of page

Campinas é sede de congresso inédito que passará a limpo a Neurologia praticada no Brasil


Médicos de todas as regiões do País e professores internacionais se reúnem em encontro que trará o que há de mais atual e eficaz nas 24 áreas de atuação da especialidade

De 1º a 4 de agosto, a cidade de Campinas, interior de São Paulo, recebe um novo e importante encontro de atualização e desenvolvimento profissional da Medicina do Brasil. Trata-se da I Convenção Nacional dos Departamentos Científicos, NEURODC•19, que reunirá todas as áreas de atuação da Neurologia.

Organizada pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a programação contemplará o que há de mais avançado em tratamentos e fármacos, as pesquisas, as novas tecnologias e os campos do ensino. Estão confirmadas as presenças de renomados professores nacionais e internacionais, como o dr. Ulf Dettmer dos Estados Unidos, a dra. Yael Hacohen da Inglaterra e o dr. Pierre-François Pradat da França.

Distúrbios Vestibulares

O Departamento Cientifico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio da ABN terá atividades imperdíveis, em 1º de agosto, das 8h30 às 18h. Entre elas, destaque para o painel sobre Neuro-otologia, campo interdisciplinar da neurologia e da otorrinolaringologia.

Quando apresentam sintomas como Vertigem e tontura, é bastante usual pessoas serem encaminhadas um otorrino. Ocorre que essa é também é uma área de atuação do neurologista. Então, pacientes frequentemente procuram os consultórios neurológicos para que essas queixas sejam avaliadas, conforme informação do dr. William Luciano de Carvalho, coordenador do DC. Daí a relevância de os médicos da especialidade terem base de conhecimento adequada para a assistência desses casos.

“No NEURODC, vamos nos aprofundar nessa subespecialidade ainda pouco divulgada, inclusive pela carência de especialistas”, afirma dr. William.

Os trabalhos ocorrerão em duas etapas. Pela manhã haverá exposição dos temas mais importantes da neuro-otologia. A tarde será dedicada à prática, com estações nas quais monitores discutirão com os neurologistas sobre como examinar e compreender os sinais patológicos.

Ainda no universo dos distúrbios de equilíbrio e vestibulares, estão previstas aulas práticas de manobras para tratamento de alguns tipos específicos de vertigem, como a VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna), além de interpretação de exames complementares.

O presidente da ABN, Gilmar Fernandes do Prado, está convicto de que a NEURODC•19 permitirá intensa troca de conhecimentos e ideias e a estruturação de valiosa rede de contatos, não só do ponto de vista científico como também pessoal.

Pensamento semelhante tem o diretor científico da Academia, Ricardo Nitrini. Ele ressalta que o encontro é valioso para que os profissionais se atualizem quanto ao que há de mais recente em pesquisa científica mundial e ainda para tomar pé da produção brasileira.

“É essencial que saibamos o que está sendo feito em território nacional. Além disso, será uma oportunidade para os jovens pesquisadores conseguirem reconhecimento e visibilidade, já que grande parte da apresentação dos trabalhos científicos será protagonizada pelos mais novos”, argumenta Nitrini.

A grade de atividades completa do NEURODC•19 pode ser acessada em http://neurodc.com.br/


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page