top of page

8 de março – Dia Internacional da Mulher Sociedade Brasileira de Hipertensão lança Campanha Menos P


Menos Pressão na Mulher! Esse é o mote campanha de 2019 da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), para alertar os cidadãos, em especial as brasileiras, sobre os riscos da hipertensão arterial.

Estudo americano recentemente publicado mostra um aumento das ocorrências de ataques cardíacos em mulheres jovens americanas (entre 35 e 54 anos), de 21% em 1995-1999 para 31% em 2010-2014, sendo a hipertensão arterial um dos principais fatores encontrados nestas mulheres. A hipertensão arterial pode atingir as mulheres em qualquer fase da vida, inclusive na gestação, onde é responsável pelas principais causas de morte materna e repercussões para o feto. Por isso, é muito importante que a mulher saiba como é a sua pressão arterial, e quais os hábitos saudáveis deve seguir para prevenir a hipertensão arterial.

Mutirão da saúde

O lançamento oficial ocorre em 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Para este ano, a Campanha Menos Pressão 2019 já tem previstos grandes alguns mutirões de assistência à população. O primeiro ocorre em 26 de abril de 2019, Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial, com ações simultâneas na CPTM-Barra Funda e no Conjunto Nacional.

Durante esse dia, orientações com profissionais de saúde vão acontecer e as pessoas poderão medir a pressão arterial gratuitamente, se informar e obter orientações nutricionais, para a realização de atividades físicas e apoio psicológico relacionado ao enfrentamento da doença.

Aliás, a partir de 26 de abril, a campanha segue até 17 de maio, Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hipertensão Arterial, quando terá um mutirão na EMTU-Jabaquara, nos mesmos moldes, com dicas para os cuidados com a pressão arterial na mulher e as melhores formas de prevenir a hipertensão, que é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page