top of page

Curso SOGESP de Emergências Obstétricas chega a Presidente Prudente


Com edições anteriores de sucesso, o evento é uma iniciativa da Sociedade para ajudar obstetras em seus estudos continuados.

A Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) realiza mais uma edição do Curso Teórico-Prático de Emergências Obstétricas. O evento acontece 9 de fevereiro e será sediado pela Associação Paulista de Medicina Regional Presidente Prudente (Casa do Médico).

Com o objetivo de reduzir o número de mortes maternas, o treinamento oferecido pela Sociedade oferece capacitação a obstetras, apresentando abordagem padronizada e cientificamente validada. Para o dr. Humberto Hirakawa, professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e membro da Comissão Nacional Especializada de Urgências Obstétricas, o grande mote do curso é preparar os médicos e residentes para que tenham uma resposta mais rápida e eficaz às principais patologias obstétricas que podem culminar na morte materna. Sendo esta a principal forma de evitar tal desfecho.

O curso, que contará com aulas práticas e teóricas, abordará assuntos como código vermelho, balão de tamponamento e suturas hemostáticas. Segundo o dr. Hirakawa, “este treinamento oferecido pela SOGESP é uma proposta pioneira que pode e deve ser incorporada por outras sociedades médicas. Acreditamos que a capacitação dos especialistas não é uma responsabilidade única e exclusiva do médico”.

Para a obstetra Elaine Moisés, coordenadora do treinamento e diretora de eventos da Regional de Ribeirão Preto, um dos pontos altos do curso é a interação. “Sempre procuramos ter uma equipe de profissionais bem treinados, envolvida e que atue em harmonia. Isso garante o sucesso dos nossos treinamentos. Afinal, esse é o pilar de uma assistência bem estruturada e de alta qualidade”, afirma a médica especialista.

Dr. Humberto complementa dizendo que as expectativas são as melhores possíveis. “Já obtivemos grande sucesso em edições anteriores, em outros locais. Por isso, acredito que os obstetras de Presidente Prudente vão participar em peso. E, mais importante, irão incorporar o aprendizado em suas práticas clínicas e em suas instituições, repassando o conhecimento e melhorando a assistência obstétrica brasileira”, finaliza ele.

Tendo vagas limitadas, as inscrições podem ser feitas até 8 de fevereiro pela SOGESP Presidente Prudente através do telefone – (18) 3223-2496 / 99785-7093 – ou do e-mail (presidente.prudente@sogesp.org.br).


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page