CONDEPE 2019 PRIORIZA SEGURANÇA DE PACIENTES

January 15, 2019

 

O tema é debatido há centenas de anos. Florence Nightingale, famosa enfermeira britânica, pioneira no tratamento de feridos da guerra, já advertia, ao final do século XIX, para a importância de “não causar danos aos doentes”.

 

Entretanto, a preocupação só passou para a agenda internacional com o relatório do Instituto de Medicina “Errar é humano: Construindo um Sistema de Saúde Seguro”, de 1999, que estabeleceu um marco para a criação de um movimento global de segurança do paciente.

 

É o que conta Mara Machado, Chief Knowledge Officer do IQG e da Accreditation Canada no Brasil, que discorrerá sobre o assunto em sua palestra no II Congresso de Desenvolvimento em Enfermagem, o CONDEPE 2019, que acontece em 23 e 24 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

 

“A pauta da minha exposição abarcará como está organizado o ambiente de trabalho para uma prática segura do cuidado da enfermagem”, adianta Mara. “Os profissionais, nas atuais estruturas, ainda não possuem critérios claros sobre as atividades que deveriam realizar e as decisões a serem tomadas em relação às necessidades do paciente. Os processos são complexos e os padrões de fluxo de trabalho caóticos. Tudo isso compromete a assistência de qualidade”.

A especialista tratará ainda de questões como recursos materiais e comunicação, trabalho em equipe, estrutura organizacional e ambiente da prática. O objetivo é destacar que os serviços de saúde ainda são vulneráveis e propensos a eventos adversos, mesmo com toda a evolução da ciência para curar e melhorar a sobrevida. Ela também enfatiza a relevância do debate não apenas em teoria, mas para a prática profissional.

 

“Enfermeiros estão em posição estratégica para liderar uma mudança positiva e pôr fim aos padrões de comunicação disfuncionais no local de trabalho. Atmosfera de respeito mútuo e civilidade são necessárias para garantir cuidados seguros e eficazes, entretanto, é necessário redesenhar o modelo de cuidado”.

 

Mara também pondera que “o entendimento atual reflete a necessidade de se fazer mais do que apenas financiar pesquisas para aumentar o que se sabe sobre a questão. É preciso garantir que as descobertas, o conhecimento e as ferramentas resultantes das pesquisas sejam colocados imediatamente em prática para melhorar a assistência à saúde”.

 

 

Enfim, há muito a progredir. Embora já exista amplo conhecimento teórico, faltam ações de gestão para redesenhar processos.

“A equipe de enfermagem representa o maior grupo de profissionais de saúde envolvidos diretamente na prestação de cuidados. A atenção para a utilização eficaz e eficiente destes profissionais é fundamental para melhoria da qualidade e da segurança do paciente. Toda a teoria não poderá ser aplicada em um ambiente de trabalho desfavorável à segurança”, conclui.

 

 

Sobre o CONDEPE

 

Com a premissa do Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, o CONDEPE - Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem é o primeiro Congresso de proporção nacional totalmente voltado para toda classe de Enfermagem: Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Estudantes. A segunda edição do evento será realizada nos dias 23 e 24 de abril de 2019, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, com o tema "Tecnologia e os desafios da enfermagem moderna".

O Congresso contará com diversas palestras e demonstrações práticas que visam a capacitação e desenvolvimento continuado dos profissionais deste importante campo da assistência e cuidado aos pacientes.

 

Site: www.condepe.com.br

Facebook: /condepecongresso

Instagram: @condepecongresso

Please reload

Destaque

Crianças inauguram horta comunitária ao som de Cio da Terra, de Milton Nascimento, ballet e workshop de grafitagem

November 14, 2019

1/10
Please reload

Posts relacionados
Please reload

Arquivo