top of page

APM realiza cerimônia de abertura para exposição Hiroshima e Nagasaki


A exposição “Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer” será exibida na Diretoria Regional de Osasco a partir de 3 de julho. A exposição, inaugurada na sede da Associação Paulista de Medicina, circula por instituições de saúde e Regionais da APM em todo o Estado.

Hiroshima e Nagasaki são duas cidades japonesas atingidas por bombas atômicas no final da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Estima-se que cerca de 220 mil pessoas foram mortas nos ataques e outros milhares sofreram graves sequelas pela exposição à radiação.

O material apresentado na exposição veio do Japão, por intermédio da Associação Médica de Hiroshima, e é composto por 30 pôsteres com imagens e textos informativos. A mostra conta também com cinco DVDs que apresentam histórias simbólicas, animações, declarações e documentários com os sobreviventes dos ataques, como a menina Sadako Sasaki, personagem da luta pela paz, que na época do ataque estava com dois anos.

Sadako, a hibakusha (expressão japonesa que se traduz como “pessoas afetadas pela explosão”, usada como referência às vítimas dos ataques das bombas atômicas) teve leucemia devido à radiação e após compreender que a doença fora causada pela guerra, passou a dobrar origamis de Tsuru (pássaro da paz) em manifestações públicas por sua saúde e pela paz.

Seu depoimento e muitos outros estarão disponíveis na exposição, com entrada franca, durante o mês de julho.

“Hiroshima e Nagasaki: um agosto para nunca esquecer”

Cerimônia de abertura: 3 de julho de 2018, às 12h

Visita à Exposição: de 4 a 27 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h

Local: Associação Paulista de Medicina - Osasco

Endereço: Rua Benedito Ferreira da Silva, 202 – Jardim Adalgisa - Osasco/SP

Informações e agendamento de grupos: (11) 3683-6869 / 3682-4797 ou atendimento@apmosasco.org.br / osasco@apm.org.br


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page