top of page

Abertura de novas escolas de Medicina proibida no Brasil. APM apoia suspensão e pede avaliação rigor


Em decreto elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), o Governo Federal anunciou - através de uma moratória - a proibição de novos cursos de Medicina pelos próximos cinco anos. A portaria será assinada nesta quinta-feira, 5 de abril, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, segundo veiculado hoje em órgãos da imprensa.

“É uma medida positiva, sem dúvida nenhuma necessária”, afirma o diretor Administrativo e ex-presidente da Associação Paulista de Medicina, Florisval Meinão.

Nos últimos quatro anos, o número de vagas aumentou de 19 mil para 31 mil. A abertura indiscriminada de faculdades sem condições e estrutura adequada à boa formação, como hospital-escola e corpo docente de qualidade, coloca na linha de frente da assistência profissionais que são risco à saúde e à vida da população.

“É importante também proibir a ampliação no número de vagas, que pode ser usada até como um subterfúgio. Em muitas situações, há escolas que aumentam o número de alunos nos cursos disponíveis. É preciso ainda critérios rigorosos para melhor avaliação de todas as faculdades médicas, inclusive fechando aquelas que, comprovadamente, formam mal”, acrescenta Meinão.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page