Atendimento pré-hospitalar em debate no CONDEPE 2018

January 29, 2018

 

O Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem, CONDEPE 2018, reunirá renomados profissionais enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de gestores e instituições de saúde, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, em 3 e 4 de abril. Será palco de aprofundada discussão sobre questões essenciais e inovadoras à prática diária da enfermagem e à qualificação contínua da assistência aos cidadãos.

 

Em um cenário de “desmedicalização” do serviço de atendimento pré-hospitalar, em virtude da dificuldade cada vez maior de ter profissionais de medicina no atendimento de urgência e emergência, o CONDEPE 2018 propiciará debate de relevância social, sob o tema Novos Desafios para Gestão em Atendimento Pré-hospitalar. O palestrante será o enfermeiro Sergio Martuchi, Presidente do Colégio Brasileiro de Enfermagem em Emergência – COBEEM.

 

“O gestor tem se deparado cotidianamente com a necessidade de trabalhar com um enfermeiro à frente no atendimento de situações graves na ausência do médico. Porém, são poucos os profissionais de enfermagem com essa expertise e menos ainda os que se submetem a assumir o risco. Aliás, a carência de médicos no atendimento pré-hospitalar também acarreta riscos ao paciente atendido em situações de urgência e emergência pela impossibilidade de o enfermeiro realizar procedimentos essenciais em casos graves. Um exemplo de situação complicada: o paciente com trauma de crânio precisa ser sedado e intubado. Se não há profissional de medicina, o enfermeiro não pode sedar o paciente, piorando e muito o prognóstico do paciente”.

 

No CONDEPE, o tema também será debatido técnico-cientificamente, e ainda haverá abordagem dos aspectos institucionais necessários às ações

salvadoras de vida, principalmente na ausência ou insuficiência do

profissional médico.

 

“Olhando a programação do Congresso constatamos que todas as áreas da enfermagem estão contempladas para que o profissional possa selecionar a palestra que melhor irá lhe trazer benefícios profissionais, atualizações e inovações”, pontua Sergio Martuchi. “Recomendo a todos que participem, pois será uma oportunidade rara de ter acesso às informações mais atualizadas, tanto do ponto de vista assistencial quanto legal para a prática do dia-a-dia”.

 

Haverá ainda surpresas sob o ponto de vista da programação científica e da simulação de urgência e emergência.

 

“O CONDEPE será um grande diferencial na vida profissional de cada um. Tenho certeza de que influenciará na mudança para melhor: para todas as batalhas legais, assistenciais e do dia-a-dia que vivemos hoje na prática da enfermagem. Será um evento fundamental por estimular ao empreendedorismo, à quebra de paradigmas e à participação política para os avanços necessários”.

 

As inscrições estão abertas, podendo ser efetuadas no site www.condepe2018.com.br, onde há informações gerais sobre a programação científica e atividades práticas.

Please reload

Destaque

Crianças inauguram horta comunitária ao som de Cio da Terra, de Milton Nascimento, ballet e workshop de grafitagem

November 14, 2019

1/10
Please reload

Posts relacionados
Please reload

Arquivo
Please reload

TAGS