ABN e AME Idoso em ação conjunta contra o AVC

November 1, 2017

 

O Ambulatório Multidisciplinar Especializado (AME) Idoso Sudeste, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, gerenciada pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), realiza até o próximo dia 31 de outubro na unidade atividades da Campanha Mundial do AVC. A iniciativa teve início no último dia 20, motivada pelo Dia Mundial do AVC (celebrado em 29 de outubro), e conta com o apoio da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

 

Segundo dados apresentados pelo AME, o acidente vascular cerebral é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. Pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer idade, mas, em geral, a população idosa é a mais acometida. A cada ano, 17 milhões de pessoas têm AVC no mundo, 6,5 milhões morrem e, atualmente, 26 milhões de sobreviventes vivem com incapacidade permanente. No Brasil, cerca de 100 mil pessoas sofrem derrame cerebral anualmente.

 

O objetivo da campanha é promover ações de conscientização sobre a doença. No dia 20, o movimento consistiu em uma palestra no AME com o tema “A melhor escolha é a prevenção”, junto a uma sessão de perguntas e a distribuição de panfletos informativos para o público em geral, principalmente para os pacientes do ambulatório e familiares. O material distribuído foi fornecido pela Rede Brasil AVC, apoiada pela Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, vinculada à ABN.

 

No dia 27, foi promovida a capacitação aos profissionais de saúde, com treinamento sobre o atendimento à pessoas portadoras das principais incapacidades decorrentes do AVC. “Participaram os colaboradores que atendem diretamente o público, em busca da compreensão dos principais sintomas da doença e de como lidar com esses sinais na prática, para que haja uma assistência mais especializada e experiente aos pacientes”, explica Marcia Maiumi Fukujima, diretora técnica do AME Idoso Sudeste e membro da diretoria executiva da ABN.

 

Na Semana de Prevenção do AVC houve a distribuição eletrônica dos livretos “World Stroke Organization 2017”, “AVC Brasil - Modelagem da Rede e Estruturação dos Centros Especializados do AVC” e “Amor, Vida e Cuidado: o AVC sob o olhar da família” para o corpo clínico e técnico do ambulatório.

Please reload

Destaque

COVID-19: Lave bem as mãos (e alimente-se melhor!)

April 1, 2020

1/10
Please reload

Posts relacionados

March 10, 2020

February 28, 2020

February 21, 2020

Please reload

Arquivo