top of page

Importância do potássio na alimentação


Essencial para a saúde humana, o potássio (K) é um componente do fluido encontrado em todas as células do nosso organismo. Sua importância está associada à regulação da acidez celular, pois é um dos principais eletrólitos usados pelo nosso corpo para manter o equilíbrio ácido-base, à contração muscular, uma vez que a deficiência do nutriente pode levar ao enfraquecimento dos músculos e comprometer a saúde óssea, e à condução de impulsos nervosos como, por exemplo, para o coração, já que comer alimentos ricos desse nutriente ajuda a diminuir a pressão sanguínea e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Com tantas funções, o potássio se torna vital para o funcionamento adequado do nosso organismo. Assim como sódio, cloreto, cálcio e magnésio, o elemento participa da formação de proteínas e utiliza carboidratos como fonte de energia. Por isso, a ingestão de alimentos ricos desse nutriente, como banana, laranja, abacate, batata doce, feijão, cenoura, beterraba, espinafre, leite e seus

derivados, é tão importante.

Para cada 1.640 mg de potássio consumido por dia, há uma redução de 21% no risco de acidente vascular cerebral, segundo um estudo publicado pelo Journal of American College of Cardiology. Apesar de não haver um limite estipulado, o consumo excessivo desse nutriente pode trazer algumas complicações.

“Normalmente não existe nenhum efeito colateral, levando-se em conta o fornecimento por meio de uma alimentação saudável. Mas há casos de ingestão demasiada de nutrientes em forma de suplementos alimentares, o que pode causar batimentos cardíacos irregulares, fraqueza muscular, dor de estômago, dormência ou formigamento nas mãos, pés ou bocas. Por isso, sugere-se evitar o uso indiscriminado de suplementação sem o devido acompanhamento de profissionais habilitados, como médicos e nutricionistas”, adverte Fábio Vale, engenheiro agrônomo, doutor em Solos e Nutrição de Plantas e coordenador para a América Latina do International Potash Institute (IPI).

Fábio explica também a importância do potássio para a agricultura. “O potássio é, em geral, o segundo nutriente mais absorvido pelas plantas. É essencial para o aumento e a qualidade da produção agrícola, melhorando muito o seu potencial. Por este motivo, a iniciativa da Nutrientes para a Vida, cujo objetivo é difundir os benefícios dos fertilizantes, é tão importante”, diz.

Os solos brasileiros possuem baixo teor de potássio, o que requer reposição frequente via fertilizantes minerais ou orgânicos. No primeiro caso, a principal fonte de potássio para a agricultura é o cloreto de potássio, conhecido como KCI.

No Brasil, sua produção é bastante reduzida, visto ser um elemento de baixa ocorrência. Menos de 8% das necessidades das áreas agrícolas são produzidas internamente, sendo necessária a importação de países como

Canadá, Rússia, Israel e Alemanha.


925 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page