top of page

Médicos invadem a Avenida Paulista em 17 de setembro para alertar sobre os riscos do consumo de álco


Pediatras, ginecologistas e obstetras realizarão ação especialmente voltada às crianças e adolescentes no Parque Trianon com o objetivo de educar desde a primeira infância, formando uma mentalidade responsável em saúde

No domingo, 17 de setembro, pediatras, ginecologistas e obstetras de São Paulo invadirão a Avenida Paulista para alertar crianças e adolescentes sobre os riscos do consumo de álcool durante a gravidez. A iniciativa faz parte da Semana de Combate e Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), promovida pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP) e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), com o apoio institucional da Associação Paulista de Medicina, Associação Brasileira das Mulheres Médicas, Academia Brasileira de Neurologia e Academia de Medicina de São Paulo.

Uma ação especial ocorrerá no Parque Trianon, onde médicos e voluntários farão um tête-à-tête com as crianças, com atividades recreativas idealizadas para a formação de uma consciência em saúde responsável ainda na infância, em particular no que diz respeito ao perigo, cientificamente comprovado, da relação entre bebidas alcóolicas e a gestação de um ser humano.

Das 10h às 14h, haverá no Trianon oficinas de desenho e pintura. Também serão distribuídos panfletos, cartilhas, camisetas e jogos.

“Diferentemente das edições anteriores, nas quais grávidas e demais mulheres eram o público central da campanha, desta vez às luzes se voltarão exclusivamente aos pequenos. A avaliação da SPSP, da SOGESP e Febrasgo e das demais entidades médicas é a de que dessa forma trabalha-se a prevenção por meio do esclarecimento. Isso sem falar no poder multiplicador que uma criança possui no ambiente familiar, entre os amigos de escola e assim por diante” afirma Conceição Aparecida Mattos Segre, presidente do grupo de trabalho Efeitos do Álcool na Gestante no Feto e no Recém-nascido.

De acordo com Claudio Barsanti, presidente da SPSP, é um compromisso da Sociedade de Pediatria com a população, gestantes, mães e crianças combater a versão equivocada e perigosa de que uma pequena dose de álcool pode não fazer mal ao feto de uma grávida.

“Podem existir consequências graves como malformações congênitas faciais, neurológicas, cardíacas e renais, até alterações de comportamento. Os médicos devem orientar tolerância zero às bebidas alcoólicas na gravidez”, diz.

Lançada em 2010, a campanha “Gravidez sem álcool” tem a proposta de conscientizar a população e as gestantes sobre os riscos e efeitos nocivos da ingestão de bebidas alcoólicas durante a gravidez.

Artistas e personalidades de diversas áreas têm abraçado a causa, como as apresentadoras Patrícia Abravanel e Glória Vanique, as atrizes Bárbara Borges, Deborah Secco, Fernanda Machado, Paloma Bernardi, Natália Rodrigues, Alinne Moraes, além da campeã mundial de vôlei Fofão e dos elencos de Corinthians, Palmeiras e Santos.

Semana de Combate e Prevenção à Síndrome Alcóolica Fetal (SAF)

Dia: 17/09/17

Horário: 10h às 14h

Local: Parque Trianon – Rua Peixoto Gomide 949 – Cerqueira César – São Paulo

Mais informações: (11) 3853-0770 ou (11) 3873-6083


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page