top of page

Anima São Paulo: Coren promove aula prática de Primeiros Socorros em Parada Cardíaca (RCP) no Ibirap


Atividade será em 31 de maio e marca o encerramento da Semana da Enfermagem 2017

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) encerra no dia 31 de maio as atividades da Semana da Enfermagem 2017 e presenteará a população com uma aula prática de Primeiros Socorros em Parada Cardíaca (RCP). O “Anima São Paulo” será realizado no dia 31/5, no Parque do Ibirapuera, e tem apoio do Serviço de Atendimento Médicos de Urgência (SAMU) e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).

Para celebrar a Semana da Enfermagem, o Coren-SP lançou a campanha “Enfermagem Faz Parte da Vida”, com objetivo de mostrar para a sociedade a importância dos enfermeiros, obstetrizes, técnicos e auxiliares de enfermagem em todos os momentos, 24 horas por dia ao lado dos pacientes.

O “Anima São Paulo” será um momento de interação entre os profissionais e a sociedade, por meio de aulas práticas gratuitas de ressucitação cardio-pulmonar, mostrando como lidar com vítimas de ataques cardíacos. Haverá exposição de uma UTI Móvel e uma Unidade de Salvamento (US), entrega de material sobre primeiros socorros e bonecos para simulação.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de óbitos no país. Foram responsáveis por 3.153.175 mortes entre 2004 e 2013. Cerca de 52% dos óbitos ocorrem antes de a vítima chegar ao hospital ou de receber pré-atendimento. Estudos também indicam que o tempo entre a chamada e a chegada da equipe de resgate ao local da emergência é de alguns minutos. Ou seja, nestes primeiros instantes após o colapso as chances de sobrevivência da vítima estão nas mãos de pessoas "leigas". Em todo o mundo, as estatísticas comprovam que uma comunidade devidamente treinada aumenta em 50% as chances de sobrevivência das vítimas de acidentes cardiovasculares.

Data: 31/05/17, das 8h às 14h Local: Parque do Ibirapuera – Praça da Ponte de Ferro Evento Gratuito


66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page