top of page

Workshop Saúde Digital: Segurança em Dados marca apresentação do projeto Idoso Bem Cuidado


Associação Paulista de Medicina e Agência Nacional de Saúde Suplementar lançarão plataforma virtual que armazenará todas as informações em saúde desse público, para qualificar a assistência

Em 28 de abril, a partir das 8h, a Associação Paulista de Medicina (APM) promove o Workshop Saúde Digital: Segurança em Dados. O principal objetivo é sensibilizar os médicos em relação aos sistemas de prontuários em saúde, que hoje já atendem aos requisitos de segurança de informação, sinaliza o diretor de Tecnologia da Informação da APM, Antônio Carlos Endrigo.

Segundo ele, os médicos ainda têm certa resistência na adoção de certas ferramentas tecnológicas no dia a dia com os pacientes. Por isso, o workshop reforçará a tese de que se os profissionais usarem softwares certificados, o risco de perder as informações ou ter invasões de hackers é ínfimo.

Além dos médicos, os pacientes também vão se beneficiar com o uso da tecnologia. “Vamos pensar juntos: hoje, se o paciente tem três médicos, seu histórico de saúde fica fragmentado”, argumenta Endrigo, reforçando que o armazenamento dos dados em uma só plataforma, em nuvem, acessível aos profissionais de medicina, mas com todas as garantias de segurança e sigilo, facilitará e qualificará a assistência, além de evitar desperdícios em exames repetidos, atraso de diagnósticos e outro problemas tão comuns na atualidade.

Entre os temas a serem abordados no workshop estão a proteção da informação, novas tecnologias e invasão de hackers.

Prontuário eletrônico

Além disso, haverá a apresentação do projeto Idoso Bem Cuidado, que promoverá cuidado totalmente integrado e com maior resolubilidade na saúde suplementar, por meio do compartilhamento de dados, possibilitando otimizar os custos e racionalizar o fluxo de atendimento. A iniciativa é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em parceria com a Associação Paulista de Medicina, e começou a ser discutido em abril de 2016.

Trata-se, enfim, da centralização das principais informações de saúde dos idosos em um sistema eletrônico que facilitará o acesso de profissionais em toda a rede privada, com segurança máxima e permissão do paciente.

“Sabemos que o idoso é um tipo de beneficiário que consome muitos recursos da Saúde, com histórico médico em geral muito grande e que, geralmente, está desorganizado. O paciente eventualmente passa por diversos especialistas, porém, muitas vezes, eles não conversam nem compartilham informações. Em outros casos, o médico precisa de uma informação específica de um exame que o idoso não levou para a consulta, por exemplo. Ou seja, quando não se tem toda a relação de dados, o prejudicado pode ser o próprio usuário, que não terá o tratamento completo, com a rapidez adequada”, explica Antônio Carlos Endrigo.

No programa Idoso Bem Cuidado, cabe à Associação Paulista de Medicina desenvolver o portal e o aplicativo com as informações mínimas de saúde do idoso e sensibilizar os médicos sobre a importância de utilização do registro eletrônico compartilhado.

“O médico tem uma resistência grande em dividir informações, e com razão, porque ele lida com dados sensíveis dos pacientes. Entretanto, hoje há sistemas de informação com softwares altamente seguros. E o próprio paciente, nesse caso o idoso, definirá quais os profissionais que poderão ter acesso às informações e a qual conteúdo”, reitera Endrigo.

Na plataforma, estarão todas as informações do paciente que poderão ser compartilhadas entre serviços médicos, hospitais, laboratórios e outros profissionais da Saúde. A ideia é que, no momento de espera da consulta, o paciente receba um comunicado por celular via SMS pedindo autorização para que haja transferência de suas informações para o outro especialista médico ou demais profissionais da Saúde. Se disser sim, automaticamente os dados resumidos de consultas anteriores vão para o prontuário do especialista.

Ao todo, 100 instituições se inscreveram para participar voluntariamente do projeto piloto para implementação do modelo de atendimento. Dessas, a ANS selecionou 50 operadoras e 14 prestadores de serviços em todo o País, cujas propostas são focadas, sobretudo, na atenção básica e no atendimento primário do idoso. A conclusão do piloto está prevista até o começo do próximo semestre.

O Idoso Bem Cuidado se baseia em projetos bem-sucedidos como o ‘Parto adequado’, implantado em 2015, uma iniciativa conjunta entre ANS, Hospital Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvement, com apoio do Ministério da Saúde, que favoreceu a redução de cesarianas sem indicação clínica ou possíveis casos adversos. A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e o Portal de Saúde do Cidadão, ambos do Sistema Único de Saúde, também serviram de inspiração.

O futuro almejado é unificar as plataformas pública e particular de informação, segundo o diretor de TI, e estender para outras áreas de atendimento, como a pediatria etc.

Programa preliminar

8h - Abertura - Dr. Florisval Meinão Presidente da Associação Paulista de Medicina 8h15 - Apresentação dos Projetos RES (Registro Eletrônico de Saúde) e Idoso Bem Cuidado Palestrantes: Dr. Antonio Carlos Endrigo - Diretor de Tecnologia da Informação da Associação Paulista de Medicina Martha Oliveira – Diretora de Desenvolvimento Setorial da Associação Nacional de Saúde (ANS)

8h30 - Perguntas e Respostas.

8h40 – 9h30 - Painel - Hackers mais ativos, combate mais efetivo. Como vem evoluindo a área de segurança de dados do ponto de vista de fornecedores de grandes empresas? A importância da nuvem nesse cenário, como ela pode ser protegida? Quais as garantias que a indústria de segurança pode dar a seus usuários? É mais importante medidas preventivas ou ter soluções de respostas rápidas em caso de ataque? Ramsoware, o que representam?

Palestrantes: Cláudio Silotto - Engenheiro de Vendas Intel Security / McAfee Cristiano Lincoln - CEO Tempest Leando Augusto - Sócio KPMG Marcos de Oliveira - General Manager Blue Coat Rodrigo Suzuki - Head de Segurança da Informação e Continuidade de Negócios da PromonLogicalis

9h30 – Perguntas e Respostas

9h40 – 10h - Apresentação Case - Dados sensíveis, como protegê-los? A experiência de uma instituição financeira com a segurança de dados sensíveis.

Palestrante: Marcelo Câmara - Gerente de Inovação em Segurança do Bradesco

10h Coffe Break

10h20 – 11h10 - Painel: Evolução tecnológica, aliada da saúde? Como as tecnologias mais avançadas de computação cognitiva e de Big Data podem ajudar na análise de um grande volume de dados em pouco tempo e favorecer um diagnóstico mais rápido? Como o compartilhamento dessas informações pode colaborar para uma biblioteca de informações mais rica sobre determinados temas? Como os sensores e wearables podem ajudar no monitoramento dos pacientes e de doenças crônicas? E a Internet das Coisas?

Palestrantes: Eduardo Cipriani - Líder de Watson Health no Brasil - IBM Lincoln Assis de Moura Jr - Equipe de Saúde da Accenture . Rildo de Oliveira - Networking Solutions Architect Manager HPE

Érico Bueno, Product Sales Specialist da Healthcare IT da GE Healthcare

11h10 – Perguntas e Respostas

11h20 – 12h20 - Saúde, um ecossistema protegido?

Como está sendo feita a segurança de dados na área da saúde? Quais os pontos importantes que precisam ser levados em consideração em cada caso, dos hospitais aos planos de saúde?

Palestrantes: Marco Gutierrez - CIO do Incor Ricardo Santoro - CIO do Einstein Marcio Biczyk - GIS/Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e Membro do Conselho Estadual de Tecnologia e Comunicação (Coetic) Renato Basto - Gerente de Segurança da informação do Grupo Fleury. Vladimir Ribeiro Pinto Pizzo - Gerente de Informática Clinica do Hospital Sírio-Libanês.

12h20 – Perguntas e Respostas

12h30 - 12h50 - O Direito Digital

Palestrante: Renato Opice Blum – Sócio do escritório Opice Blum Advogados Associados e Coordenador do Programa de Direito Digital do Insper

12h50 – 14h20 - Almoço preparado por Lorenzo Raviolli, vencedor do MasterChef Júnior Brasil

14h20 – 14h40 - A importância da certificação digital Palestrante: Vinicius Vieira de Souza - Sócio fundador da Soluti Cassiano Ricardo Garcia - Gerente de Soluções – Plataforms and Service Delivery da Gemalto

14h40 – Perguntas e Respostas

14h50 – 15h10 - Portal Projeto Idoso Bem Cuidado na prática

Palestrante:

José Tarcísio Feitosa - Auditor Médico Especialista em Provimento de Saúde e Coordenador Clínico do Registro Eletrônico de Saúde da Unimed Ceará

15h10 –15h40 – O futuro digital

Palestrante: Ethevaldo Siqueira – Comentarista Rádio CBN

* Programação sujeita a alterações.

APM | Workshop Saúde Digital: Segurança de dados

Data: 28 de abril de 2017

Horário: 8h às 16h

Local: APM - Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - Bela Vista – São Paulo

Telefone: (11) 3188-4248


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page