top of page

XI Congresso Paulista de Neurologia contempla inovações


De 24 a 27 de maio, a Associação Paulista de Neurologia (APAN), em conjunto com a Associação Paulista de Medicina (APM), realiza o XI Congresso Paulista de Neurologia. Trata-se de um dos mais importantes encontros do calendário científico da especialidade no país e ocorrerá no centro de convenções do Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, litoral de São Paulo. O prazo para envio dos trabalhos científicos em forma de pôsteres encerra em 31 de março.

“Nossa expectativa é a de receber cerca de 1.800 congressistas de todo o Brasil. Embora focado em neurologia, nosso evento é abrangente e congrega todas as especialidades correlatas, assim como as áreas afins. As principais subespecialidades da neurologia terão um dia inteiro de atividades durante o Congresso”, adianta dr. Rubens Gagliardi, presidente da APAN e membro da comissão organizadora.

Uma das novidades será o curso de Gestão Médica, ministrado pelo dr. Li Li Min, professor titular do Departamento de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A ideia é apresentar aos participantes relatos e informações imprescindíveis para gestão e administração clínica.

Outra inovação é a seção Survival, um desafio de resistência aos participantes, em que levarão casos clínicos, imagens, vídeos, sinais semiológicos e notas históricas para apresentação oral e discussão com os presentes. Na ocasião, poderão solicitar opinião dos especialistas, compartilhar suas experiências e dificuldades com os colegas, além de apresentar um desafio para debate. Não haverá prazo para terminar e será finalizada até o último participante na sala (surviver).

“Além de ser uma atividade dinâmica, também premiará, ao final, as apresentações mais interessantes, o mais participativo e quem ficar até o término. Nosso objetivo é promover a integração e o compartilhamento de know-how em prol de uma neurologia de qualidade”, ressalta dr. Rubens.

Internacional

Ainda em destaque, tradicionalmente o Congresso conta com a presença de dezenas de professores renomados nas mais diversas áreas da neurologia. Entre os palestrantes internacionais confirmados, estão:

- Maarten Titulaer, neurologista formado em Leiden, Holanda. PhD em Síndrome Miastênica de Lambert-Eaton e triagem para câncer de pulmão, Titulaer atuou na Universidade de Oxford, no Reino Unido, e trabalhou como pesquisador clínico em Neurooncologia e Imunologia, financiado pela Dutch Cancer Society, na Universidade da Pensilvânia, EUA. É professor do Departamento de Neurologia no Erasmus Medical Center e diretor de uma clínica de neurologia autoimune, que combina a pesquisa clínica com a ciência básica do laboratório, na Holanda.

- José Biller, professor de Neurologia e Cirurgia Neurológica e presidente do Departamento de Neurologia da Universidade Loyola de Chicago, Stritch School of Medicine, EUA. Uma das maiores autoridades mundiais no campo das doenças cerebrovasculares, palestrante constante dos Congressos da Academia Americana de Neurologia, é também editor do Journal of Stroke and Cerebrovascular Diseases e chefe-editor da Frontiers in Neurology, além de membro do conselho editorial e revisor para uma série de revistas e publicações no mundo todo.

- O professor Martin Brodie dirige a Unidade de Epilepsia, em Glasgow, Escócia, desde 1981. Os seus interesses de investigação incluem a neurofarmacologia de fármacos antiepilépticos, gestão da epilepsia e fatores que afetam a resposta medicamentosa. Criador e presidente do Conselho de Curadores da Scottish Epilepsy Initiative, foi nomeado Embaixador da Epilepsia em nome da Liga Internacional contra a Epilepsia e da Secretaria Internacional de Epilepsia. Atualmente preside o Bureau Internacional de Epilepsia.

Confira as informações completas e faça sua inscrição em www.apm.org.br/neurologia.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page