top of page

APM promove 15ª edição do Curso para Residentes em Otorrinolaringologia


Em 17 e 18 de março começa a 15ª edição do Curso de Residentes em Otorrinolaringologia, realizado pelo Departamento de Otorrinolaringologia da Associação Paulista de Medicina (APM). Dividido em três módulos - rinologia, otologia e faringo-laringologia -, cada sessão contará com palestras didáticas em três sextas e sábados sequenciais.

Segundo o presidente do Departamento de Otorrinolaringologia da APM, Dr. Edson Ibrahim Mitre, o evento é voltado aos residentes em primeiro ano de especialização na área. "O objetivo é proporcionar as noções fundamentais e básicas mais importantes para o jovem médico em início de carreira, em prol de uma formação adequada”, explica.

Para a Dra. Fatima Abreu Alves, Diretora Científica do Departamento, no inicio da especialização o aluno ainda não tem uma visão global da especialidade e o curso visa trazer esse primeiro contato e a imersão com a área. Serão abordados desde temas básicos até assuntos clínicos e cirúrgicos.

Nesse primeiro módulo de 2017, estarão em pauta a anatomia, a fisiologia e a propedêutica das vias aéreas superiores, abordando as principais doenças como rinite alérgica e sinusite aguda, além das complicações relacionadas.

Na segunda etapa do módulo, os palestrantes discorrerão sobre fraturas nasais, distúrbios e urgências em otorrinolaringologia, tumores nasossinusais e tratamento cirúrgico das rinossinusites.

“É importante ressaltar que contamos com palestrantes de diferentes escolas e serviços de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço do Estado de São Paulo. Isso mostra uma universalidade dentro do estado, inclusive sem nenhuma tendência de opinião”, explica Dr. Mitre.

Apesar de ter como foco o residente de primeiro ano, o curso é aberto para alunos de medicina e médicos formados que estejam à procura de reciclagem.

Para mais informações e inscrições, acesse http://www.apm.org.br


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page