Presidente de Leme agradece apoio da APM para resolver impasse com a Santa Casa

February 14, 2017

 

No último dia 2 de fevereiro, a presidente da Associação Paulista de Medicina – Leme, Doralice Marafioti, se reuniu com o vice-prefeito da cidade, Francisco Geraldo Pinheiro, e com a secretária de Saúde, Maria Tereza Moi Gonçalves, para acompanhar o andamento das negociações entre médicos e Santa Casa. Serviços básicos como pronto-socorro, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e cirurgia já estão funcionando e a expectativa da gestão local é que a situação se normalize e evolua daqui em diante.

 

O problema, como explica Doralice, foi o que vem se tornando comum com as Santas Casas espalhadas pelo estado: falta de verbas para repassar aos prestadores e médicos. Em Leme, a situação chegou a um ponto muito grave, de o corpo clínico parar de atender e a administração local substituir os profissionais por outros de procedência incerta. “Não sabíamos se eram médicos formados, se tinham CRM, haviam estrangeiros. A própria população enviou denúncias ao Conselho Regional de Medicina por conta disso”, relata a presidente da Regional.

 

O cenário começou a mudar por conta do auxílio da Defesa Profissional da APM que, em dezembro passado – no encontro com as Regionais da entidade –, explicou a situação ao governador Geraldo Alckmin, que se comprometeu a estudar medidas para solucionar a questão. “Logo depois, a Secretaria estadual de Saúde entrou em contato para ficar a par de nossas demandas, que incluíam uma auditoria na Santa Casa”, diz Doralice.

 

Hoje, segundo a presidente da APM Leme, a situação ainda não é a ideal, existem problemas, mas está caminhando para um cenário positivo. “A gestão atual – do prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho – retomou o corpo clínico, que é o mais importante para manter o atendimento à população. Eles também têm um canal de comunicação melhor com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Governo Estadual para solucionar as adversidades.”

 

Apoio ao interior

Em reunião de diretoria realizada no dia 3 de fevereiro, o diretor adjunto de Defesa Profissional da APM, Marun David Cury, comemorou os avanços realizados em Leme e reiterou o compromisso da Associação com suas Regionais. A diretoria – que também é exercida por João Sobreira de Moura Neto – permanece de portas abertas a todas as regionais que sentirem necessidade de orientações em resoluções de conflitos que interfiram no pleno exercício médico.

Please reload

Destaque

Qualidade do sono pode ajudar no combate ao coronavírus

June 5, 2020

1/10
Please reload

Posts relacionados
Please reload

Arquivo