Associação Paulista de Medicina do Trabalho comemora Grupo de Trabalho para o Programa de Controle da Tuberculose Ocupacional

November 3, 2016

A Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho - Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (DVST-CEREST) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo publicou no Diário Oficial, de 31 de outubro, a criação do Grupo de Trabalho para o Programa de Controle da Tuberculose Ocupacional (PCTO). Nos próximos 30 dias, os membros do GT devem propor norma técnica para elaboração do PCTO nos estabelecimentos de saúde.

 

“É fundamental haver uma diretriz de caráter preventivo para dar suporte ao controle da tuberculose ocupacional, evento grave que diz respeito especialmente aos profissionais da saúde e está relacionado diretamente com suas atividades laborais. A partir da publicação do PCTO, passaremos a contar agora com normas e recomendações de um programa que visa controlar a transmissão e propagação da tuberculose intra serviços de saúde. A proposta é elaborar uma portaria com as determinações indicadas pelo grupo a fim de evitar, por meio de medidas efetivas de prevenção, que o trabalhador de saúde adoeça quando, por força de suas atividades, entre em contato com paciente com tuberculose”, destaca dr. Marcelo Pustiglione, membro do Conselho Científico da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT) e um dos coordenadores do GT.

 

O aumento do número de casos de casos de tuberculose Multidroga Resistente (MDR-TB) e Extensivamente Resistente (XDR-TB) evidencia a importância da proteção da saúde dos trabalhadores que prestam assistência a estes doentes.

 

O Grupo de Trabalho será constituído pelas instituições e seus representantes, abaixo relacionados, sob a coordenação da DVST/CEREST/CV, além de membros da Associação Paulista de Medicina do Trabalho, Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos de Saúde de São Paulo, Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo, Sindicato das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo, Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo.

Please reload

Destaque

Crianças inauguram horta comunitária ao som de Cio da Terra, de Milton Nascimento, ballet e workshop de grafitagem

November 14, 2019

1/10
Please reload

Posts relacionados
Please reload

Arquivo
Please reload

TAGS