Sociedade Paulista de Pediatria promove X Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes

October 28, 2016

 

Lançamento da Campanha Novembro Prateado é destaque da programação

 

São Paulo receberá, em 8 de novembro, a décima edição do Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes, promovido pelo Grupo de Trabalho de mesmo nome, da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Com programação intensa, que abordará diferentes aspectos referentes à segurança infanto-juvenil, será marcado pelo lançamento da Campanha Novembro Prateado.

 

Focado em discutir a prevenção dos direitos do nascituro, da criança e do adolescente, a estreia da iniciativa da SPSP acontecerá durante o evento, conforme anuncia Claudio Barsanti, presidente da entidade. “Vamos ampliar o debate do Fórum e, pela participação maciça de pessoas de diferentes áreas da sociedade, pretendemos divulgar os assuntos que temos trabalhado, sobretudo quando à defesa dos direitos infantis”.

 

Mario Roberto Hirschheimer, coordenador do X Fórum Paulista ao lado da dra. Renata Waksman, denota que a Campanha dialogará plenamente com os assuntos destacados na programação científica, bem como com outras ações já encabeçadas pela instituição: #gravidezsemalcool e Minuto de Ouro.

 

“A preocupação começa desde o feto, por isso a ação contra a síndrome alcoólica fetal também faz parte do nosso escopo. Precisamos tratar sobre a assistência ao pré-natal oferecida à mãe, a fim de assegurar a saúde da criança que ainda não nasceu. Também debruçamo-nos sobre a atenção ao parto, garantindo estrutura fundamental para agirmos rapidamente em caso de complicações”, explica.

 

Além de abranger amplamente os direitos da criança e adolescente, o evento contará com seminários sobre segurança cibernética, assunto pertinente perante o crescimento do acesso à internet e redes sociais – acontecendo, inclusive, cada vez mais precocemente. “Estamos presenciando o desenvolvimento de um novo tipo de violência. É um desafio que engloba desde o bullying até o acesso a sites seguros e úteis para a criança”, atesta Hirschheimer.

 

Não somente, haverá sessão sobre acidentes e lesões relacionadas à prática desportiva. De acordo com o coordenador do Fórum, o objetivo é esclarecer sobre quais tipos de esportes são adequados para cada faixa etária.

 

Também estará em pauta o trabalho infantil como forma de agressão contra a criança e o adolescente; os impactos da publicidade dirigida ao público infantil, principalmente quanto aos efeitos na saúde e no comportamento; a estrutura da rede de proteção; e os desafios atuais no Brasil.

 

“O Fórum sempre foi dividido em três segmentos: direitos e políticas públicas; prevenção de acidentes; e violência à criança. Dentro destes parâmetros, buscamos trazer temáticas inerentes à vida em sociedade, que estejam em voga tanto na prática clínica, no meio médico, quanto ao que é presenciado na educação, por exemplo. Assim, mantemo-nos em constante inovação, incitando debates importantes”, reforça o dr. Mario Hirschheimer.

 

Ainda, o especialista afirma ser substancial a união entre saúde e educação, haja vista a criança ir à escola com frequência considerável, permitindo contato intenso e direto – superior ao que ocorre com o pediatra. “Fatores que são detectáveis no ambiente escolar são mais abrangentes, quando comparadas ao que é percebido na assistência médica”.

 

Com 250 lugares disponíveis, é preparado para receber educadores e médicos, além de assistentes sociais, psicólogos, e profissionais da justiça e mídia. “Estamos abertos para recepcionar representantes de diferentes âmbitos da população, para, assim, ampliar o eco das discussões iniciadas no encontro”, conclui.

 

X Fórum Paulista de Prevenção de Acidentes e Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes

Data: 8 de novembro de 2016

Horário: 8h às 18h

Local: Anfiteatro João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP, andar térreo do prédio da Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública

Endereço: Avenida Dr. Arnaldo, 715. Cerqueira César, São Paulo – SP

Contato: (11) 3849-8263 ou 3849-0379

Site: www.meetingeventos.com.br | pediatria@meetingeventos.com.br

Please reload

Destaque

Crianças inauguram horta comunitária ao som de Cio da Terra, de Milton Nascimento, ballet e workshop de grafitagem

November 14, 2019

1/10
Please reload

Posts relacionados
Please reload

Arquivo